Reforma Tributária é destaque na Convenção do RJ

A cidade de Petrópolis foi palco, neste fim de semana, da 37ª Convenção Estadual do Comércio Varejista do Rio de Janeiro, promovida pela FCDL-RJ (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio) em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Petrópolis. A CNDL (Confederação Nacional dos dirigentes Lojistas) foi representada pelo seu presidente, José César da Costa.

O evento que contou com a participação de mais de 200 líderes do setor varejista do Rio de Janeiro teve como um dos objetivos discutir a atual conjuntura econômica e os reflexos para o comércio varejista. José César, que falou na noite de abertura, destacou a importância da convenção e do movimento lojista no debate nacional.

“Este encontro reforça a força para o movimento lojista de todo o país. O Rio de Janeiro é uma referência de desenvolvimento social e econômico. E o nosso setor, sendo o maior gerador de emprego e renda do país, se mostra determinante para o desenvolvimento econômico do Brasil”, disse o dirigente.

“Nossa CNDL cresceu institucionalmente e hoje é a principal entidade representativa do varejo nacional. A Confederação tem sido ator importante na defesa dos interesses do comércio e serviços e tem participado ativamente de debates centrais, como a da Reforma Tributária”, afirmou, lembrando da ação da entidade na manutenção da carga tributária global, do Simples Nacional e da criação da redução de alíquotas para alimentos de consumo humano, higiene pessoal, bares e restaurantes.

Reforma Tributária

A Reforma Tributária foi, aliás, tema constante durante a Convenção. Os empresários chegaram a formular um manifesto exigindo que a Reforma corrija distorções e que permita o crescimento do setor produtivo para a geração de mais empregos. “Enfatizamos que a arrecadação tributária pode ser aumentada com o crescimento econômico, sem a necessidade de criação de impostos e aumento de alíquotas que penalizem setores específicos”, destaca o documento.

O manifesto foi entregue aos senadores Efraim Filho (União-PB) e Carlos Portinho (PL-RJ). Efraim, que é coordenador do grupo da Reforma Tributária na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, destacou os principais aspectos da reforma tributária e apresentou alguns pontos de atenção para a tramitação do projeto no Senado, como por exemplo, a inclusão do creditamento da folha de pagamento no texto final na Reforma.

No geral, Efraim elogiou a Reforma, ressaltando duas perspectivas: a da forma e a do conteúdo, acentuando que a primeira é consenso pela transformação; e a segunda é a que gera discussão. “A mudança de modelo é bem-vinda para que a gente se aproxime com o que é aplicado pelas maiores economias do mundo”, destacou o senador, pontuando que o conteúdo é que decisório e é nesta esfera que o Senado vai atuar para aprovar um texto que seja benéfico aos empresários. “Reforma tributária é para melhorar a vida de quem paga e não de quem arrecada”.

Para o senador, a tramitação do texto no Senado será importante para dar voz ao comércio serviços. “Nessa fase da Reforma, vamos ouvir as demandas desse setor que é importantíssimo para o Brasil, um dos segmentos que mais emprega no país e que mais recolhe tributos”, disse Efraim Filho, demonstrando a importância de ouvir os atores-chave no setor antes de tomar decisões cruciais.

Efraim repetiu o que vem falando em várias entrevistas. “Eu não voto em Reforma Tributária para aumentar imposto. Essa Reforma não deve ser feita para o governo, mas sim para o cidadão que paga imposto e para quem produz”.

O senador também destacou que o modelo tributário brasileiro é um dos piores do mundo e que, além da tributação, o empresário pena com a concorrência desleal gerada pela sonegação e pirataria. “Além de expor os principais pontos, vamos ouvir a demanda de um setor que é importantíssimo para o Brasil, que é o Comércio Varejista, um dos segmentos que mais emprega no país e que mais recolhe tributos”, antecipou Efraim Filho, demonstrando a importância de ouvir os atores-chave no setor antes de tomar decisões cruciais.

Para o Fabiano Gonçalves, presidente da FCDL-RJ, a Convenção do Rio de Janeiro foi exitosa em abrir o debate para seus associados. “A reforma tributária é um tema de extrema relevância e a participação do senador trouxe clareza sobre seus impactos. Acredito que saímos enriquecidos e preparados para enfrentar os desafios do comércio varejista com uma visão renovada”, disse o dirigente ao jornal Diário de Petrópolis.

Fonte: Varejo SA