A (R)evolução dos códigos de barras para o Varejo

A evolução tecnológica é uma constante na sociedade moderna e impacta todos os aspectos das nossas vidas. Um exemplo notável é a transição dos famosos códigos de barras, aqueles que vemos nos supermercados, lojas de material de construção entre outras para os códigos de barras bidimensionais ou 2D, também conhecidos como QR Code e GS1 DataMatrix. Essa mudança está impactando de forma significativa o mundo dos negócios, especialmente para os varejistas.

Os códigos de barras lineares, conhecidos como códigos 1D, têm sido usados por décadas para identificar produtos de forma única por meio de linhas paralelas de diferentes larguras e espaçamentos. No entanto, eles têm limitações em relação à quantidade de informação que podem conter e à velocidade de leitura. Isso resultou na busca por alternativas mais avançadas, o que levou ao desenvolvimento dos códigos de barras bidimensionais, que oferecem uma série de vantagens.

Primeiramente, eles podem armazenar muito mais informações. Isso é especialmente útil para varejistas, pois podem fornecer detalhes adicionais sobre um produto como lote e validade e direcionar para informações como descrição, preço, especificações e promoções, tudo em um único código.

Outra vantagem dos códigos bidimensionais é a interatividade. Com a prevalência dos smartphones, os consumidores podem simplesmente escanear um QR Code para acessar conteúdos adicionais, como tutoriais em vídeo, análises de produtos e informações nutricionais. Essa abordagem interativa não apenas envolve os clientes, mas também permite que os varejistas se conectem diretamente com eles, promovendo fidelidade à marca.

A rastreabilidade também é aprimorada com os códigos 2D. Os varejistas podem monitorar o movimento dos produtos ao longo da cadeia de suprimentos com maior precisão, o que ajuda a otimizar os estoques e a previsão de demanda. Isso resulta em menos desperdício, uma vez que os produtos podem ser gerenciados e direcionados de forma mais eficaz.

Essa transição trouxe uma revolução e evolução no mundo do varejo ao melhorar não apenas a experiência de compra, mas também fortalecendo os laços entre varejistas e clientes, abrindo novas oportunidades para inovação e crescimento.

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, gestora dos padrões de identificação de produtos é presidida por João Carlos de Oliveira um forte defensor da adoção do código bidimensional. Ele enfatiza que “o Código 2D representa uma evolução natural e necessária para o aprimoramento da rastreabilidade e gestão de informações no comércio, afinal, com a crescente demanda por mais transparência e eficiência, é fundamental que os lojistas considerem a adoção desse novo padrão para impulsionar ainda mais os seus negócios.”

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Fonte: Varejo SA