O impacto de vitrines digitais na recompra de produtos nos e-commerces

Acompanhar a taxa de recompra no comércio eletrônico é importante, pois é uma das formas de entender como está a experiência do cliente no varejo digital. Além disso, é fundamental para a indústria, a partir dessa métrica, compreender se o público está gostando do produto e definir quais ações realizar para fidelizar o shopper.

Pensando em como tornar um consumidor fiel, Emerson Spina, COO e sócio da STANDOUT, martech referência em trade marketing digital, destacou dois impactos que as vitrines digitais causam e que geram recompra no comércio eletrônico. Confira abaixo:

Engajamento

O uso de vitrines digitais otimiza a jornada de compra do shopper com o objetivo de proporcionar uma mensagem clara e personalizada. Para Spina, os conteúdos de produto auxiliam marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos no último ponto de contato digital, que é a página de produto dos e-commerces.

“Esse tipo de comunicação provoca mais interesse e engajamento durante a navegação do shopper. Além de passar a informação correta, as vitrines digitais contém dados que ajudam o consumidor a entender a usabilidade ou a aplicabilidade de um produto, por exemplo. Consequentemente, o shopper interage com o conteúdo e há maiores chances que a venda se concretize”, explica Spina.

Fidelização

Quando o consumidor tem um bom atendimento no varejo físico, é uma forma de atraí-lo e fidelizá-lo. No e-commerce outras estratégias são adotadas, para conquistar a confiança dos shopper e ter como consequência a recompra.

“A descrição do produto deve ser aliada na experiência de venda. Explicações bem detalhadas, a fim de evitar que o cliente em potencial saia do site, abandone o carrinho, compre em outro comércio digital ou então, que acabe comprando de uma marca concorrente, pode ser evitado com o uso de recursos multimídias”, afirma o especialista.

Para Spina, a comunicação assertiva é o modo como marcas e indústrias, junto a e-commerces parceiros, podem gerar recompra.

“O uso de textos que eliminem as dúvidas mais frequentes sobre o produto, imagens que ilustram forma de uso, e até mesmo infográficos são de grande valia e servem como uma forma de enriquecer a experiência de venda ao consumidor, aumentar o engajamento, fidelização, bem como ter boas taxas de recompra”, finaliza o COO e sócio da STANDOUT.

Fonte: Varejo SA