Estudo realizado pela plataforma aponta que, com a nova onda da Covid-19, 24% dos brasileiros estão em busca de promoções e 31% querem entrega grátis nas compras em sites e aplicativos de lojas e redes sociais
A preocupação com a pandemia aumentou em 2021: 72% dos brasileiros estão ainda mais receosos com a disseminação da Covid-19 do que estavam no início do ano, aponta o levantamento ‘Impactos recentes da Covid-19 no varejo’, realizado pelo Google há cerca de um mês.
Quase 40% diz que ficará em casa e evitará contato com outras pessoas; e 37% evitará locais públicos e aglomeração, inclusive relatórios de mobilidade já́ demonstram menor deslocamento para locais para fazer comprar e lazer (-40%) e parques (-47%). Uma parcela dos brasileiros também não pretende usar transporte público (26%) e vai trabalhar de casa (16%).
O estudo mapeou o potencial efeito, de curto prazo, das medidas restritivas no comportamento de compra e interesse pelas categorias do varejo. Os dados foram levantados pela Ipsos Covid Pulse Survey, exclusivamente para o Google. Ao todo, foram entrevistados 1000 brasileiros conectados na internet, de 22 a 28 de fevereiro de 2021.
A equipe da Varejo SA separou os principais dados da pesquisa para ajudar o seu negócio a se adequar às mudanças de comportamentos do consumidor brasileiro, nesta fase de agravamento da crise sanitária. Confira:
Consumidores mais exigentes
- Os consumidores estão planejando e pesquisando melhor o que vão adquirir (27%) e buscando mais por promoções (24%).
- A prioridade das compras será as categorias básicas (53%), com itens de alimentos, bebidas, higiene e limpeza.
Digital consolidado
- Segundo a pesquisa, o digital se consolidou como principal canal de compra para 4 em cada 10 brasileiros;
- Apesar de 30% declarar que fará compras em aplicativos de entrega, por ser mais prático, ter notificações e promoções e descontos e melhor visualização, este grupo também se preocupa com o pagamento no app e a segurança na entrega;
- Custo de entrega: 37% chega a trocar de marca para reduzir o gasto.
Fonte: Varejo S.A.