CNDL defende reedição de medidas de socorro a MPEs

O presidente da União Nacional das Entidades de Dirigentes Lojistas (UNECS) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, participou do webinar “Desafios da cadeia de abastecimento no atual cenário da pandemia”, realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), quando defendeu a vacinação em massa como ação estratégica para a retomada das atividades econômicas.

“É preciso avançar rapidamente na vacinação, com uma agenda coordenada nacionalmente. Este é o ponto fundamental para o controle da pandemia, e para os pequenos negócios poderem voltar a operar tranquilamente”, disse o presidente da CNDL, no webinar realizado esta semana.

O presidente da UNECS e da CNDL falou ainda sobre a necessidade de o Governo Federal reeditar medidas de socorro aos pequenos negócios. Segundo José César, são medidas essenciais para a manutenção e sobrevivência de empregos e empresas: a suspensão de contrato, redução de salário e jornada de trabalho, semelhante à adotada em 2020; nova isenção do IOF e a liberação de novas linhas de crédito para os empresários se reerguerem; e a prorrogação do Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), com novos prazos e condições para o pagamento de débitos tributários constituídos no ano de 2020.

“Com o apoio da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), temos trabalhado junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional para construir caminhos de alento para os pequenos negócios neste momento tão difícil. Queremos manter o equilíbrio da economia e a vontade dos empreendedores de continuar gerando renda e emprego”, afirmou o presidente da UNECS e da CNDL.

José César da Costa demonstrou preocupação com o fechamento total das cidades, que não leva em consideração a realidade socioeconômica do Brasil.

“Hoje, temos famílias que só têm o suficiente para se sustentar por dois ou três dias. Oito em cada dez brasileiros estão com o orçamento impactado pela pandemia. Então, fechar as cidades não é a solução. A saída é a ajuda emergencial da União, estados e municípios, as medidas de preservação de emprego e renda; e a vacinação em massa, além de seguir à risca os protocolos de biossegurança”, destacou José César da Costa.

Webinar
O presidente da ABAD, Leonardo Severini, abriu o webinar, que debateu como a cadeia de abastecimento – composta por indústria, atacado distribuidor e varejo – está enfrentando o atual cenário da Covid-19, tendo em vista o recrudescimento da crise, provocado pela segunda onda de infecções, e considerando que a pandemia já perdura por mais de um ano.

Também participaram do evento Roberto Müssnich, CEO do Atacadão; Alessandro Dessimoni, advogado da DBA; Augusto Lemos, diretor geral da Cargill; e André Felicíssimo, vice-presidente de vendas da P&G. O bate-papo foi mediado por Claudia Rivoiro, editora-chefe da Revista Distribuição.

Fonte: Revista Varejo S.A.