Na 17ª edição do Dia Livre de Impostos, lojistas vão comercializar produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Evento acontece no dia 25 de maio
Lojistas de todo o país vão comercializar no próximo dia 25 de maio seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. A ação faz parte do 17º Dia Livre de Impostos, realizado pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e pela CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem), com o intuito de conscientizar a população, o varejo e o poder público sobre a alta carga tributária paga no país. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.
Os varejistas interessados em participar da ação já podem cadastrar seus estabelecimentos e produtos que serão vendidos com desconto no site do DLI.
O Dia Livre de Impostos é uma forma de deixar claro para o consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra.
“Queremos mostrar para a população como os tributos são abusivos. A Reforma Tributária se tornou urgente e fundamental para a manutenção das empresas do país, para a geração de empregos e para o desenvolvimento econômico”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa. “Por isso, é importante a participação de todo o setor de comércio e serviços. O DLI cresce a cada ano e é a forma que podemos mostrar para o poder público a urgência da reformulação dos impostos cobrados no Brasil”, acrescenta.
O DLI 2023 será realizado em todo o país, com descontos em lojas virtuais e também no comércio físico. “O Dia Livre de Impostos busca gerar um debate saudável sobre a questão tributária e promover mudanças que levem a uma tributação menos pesada para todos. Por isso, contamos mais uma vez com a ampla participação do setor de comércio e serviços de todo o país neste dia de protesto. Ano passado tivemos a adesão de mais de 40 mil lojistas, e a expectativa é de crescermos ainda mais em 2023”, destaca o coordenador nacional da CDL Jovem, Raphael Paganini.
O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. Em 2022, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal e a colaboração de mais de 40 mil varejistas.
Uma boa data para se vender
Um dos maiores desafios dos varejistas é atrair o cliente para dentro da loja. Para isso, é preciso motivo, que pode ser uma data importante para a cultura local, um bom preço ou uma boa localização ou até aquele vendedor que conhece bem o que o cliente gosta. o segredo é se diferenciar da concorrência e criar caminhos para estreitar laços com a clientela.
O Dia Livre de Impostos tabmbém é uma data que movimenta o comércio brasileiro, de norte a sul. Em várias cidades brasileiras, o DLI já é considerado uma das melhores datas para se vender no primeiro semestre de cada ano, atraindo clientes para a loja, escoando produtos e se aproximando dos consumidores.
No episódio desta semana do Varejo S.A. Podcast, Lúcia Fassarella, vice-presidente da CDL Jovem, entidade que coordena a ação, conversa com dois empreendedores que tradicionalmente participam da mobilização e lucram muito, colocando em prática algumas estratégias de vendas e marketing para alavancar seus resultados. Ela recebe Fernando Cardoso, que é um dos sócios da Centro Visão, rede de ótica mineira, e vice-presidente de regiões comerciais e shopping centers na CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte). Também participa do bate-papo o Raimundo Cabral Neto, que é diretor de Vendas e Marketing na Acal Home Center, do Ceará, e já foi presidente da CDL Jovem de Fortaleza.
Fonte: Varejo SA