Dia dos Pais: a nova paternidade e os novos perfis de consumidores

O segundo domingo de Agosto é uma data de preparo e interesse para muitas famílias no Brasil, pois, desde semanas antes, o número de buscas por presentes para comemorar o Dia dos Pais começa a aumentar.

A data é usada por diferentes marcas para ajudar centenas de consumidores a encontrar o presente ideal para seus pais. De acordo com o Think With Google, as vendas por país na região da América Latina mudam de acordo com a situação, por exemplo, na Colômbia esse dia é um dos mais esperados pelos varejistas, com um aumento de 30% nas vendas, enquanto no Chile e no México as buscas por diferentes categorias, como telefones celulares, aumentam até 75%, na Argentina o termo “presentes caseiros para o Dia dos Pais” cresce (180%) e “presentes feitos à mão para o Dia dos Pais” (40%), enquanto na América Central a palavra “viagem” se torna uma das buscas mais importantes.

Os dados acima mostram que as figuras paternas geralmente recebem presentes materiais, mas hoje existem novas paternidades e perfis renovados de como são os hábitos de gastos dos pais.

De acordo com a pesquisa de Mariana Carreón, Diretora de Planejamento Estratégico da another, uma das agências globais com a maior oferta de comunicação na América Latina, as novas gerações estão se afastando da figura rígida do “provedor” para construir comunidades de apoio para criar seus filhos e equilibrar esses desafios com suas parceiras.

“Os homens da geração do milênio e os novos comportamentos dos jovens, pais da GEN-Z querem um equilíbrio entre o trabalho, a paternidade, a parceria e a criação de espaços de networking para aprender sobre a paternidade como uma comunidade”, disse Carreón.

De acordo com um relatório de 2020 da consultoria de estratégia global McKinsey, há uma evolução cultural e social em torno da licença paternidade, em que quase 38% das empresas oferecem remuneração acima da média para os pais, enquanto os dados do Fórum Econômico Mundial mostram que os novos pais têm menos acesso à casa própria em comparação com seus pais ou avós, sendo que 70% dos nascidos na década de 1940 tinham casa própria aos 35 anos, enquanto 60% dos nascidos na década de 1960 tinham acesso à casa própria.

Além disso, a análise da equipe de Planejamento da another mostra que os novos pais estão mais preocupados em melhorar seu ambiente e criar vínculos emocionais reais em sua educação.

“A Geração Z está redefinindo a paternidade à medida que entra na casa dos vinte anos, adotando abordagens únicas e revolucionárias. À medida que exploram novas maneiras de se conectar e criar comunidades, eles estão descobrindo a importância de aumentar a confiança e buscar o apoio emocional de seus colegas. Por sua vez, os pais dessa geração estão quebrando paradigmas, encontrando maneiras inovadoras de serem valiosos em casa e criando truques para maximizar o tempo em família, em vez de se concentrarem apenas em projetos de bricolagem, ou seja, carpintaria, eletricidade e outros trabalhos manuais em casa. Quando os Zs se tornarem pais, espera-se que eles desafiem as normas estabelecidas e moldem a maneira como entenderemos a paternidade no futuro”, disse Mariana Carreon.

Diante dessa evolução e mudança constante, o Diretor de Planejamento Estratégico da another compartilhou os novos perfis parentais que os profissionais de marketing e as agências devem levar em consideração ao implementar suas próximas campanhas publicitárias.

Paternidade igualitária

Os pais estão adotando uma abordagem igualitária em relação à paternidade. Esse perfil está comprometido em compartilhar igualmente as responsabilidades parentais e está disposto a equilibrar carreira e vida familiar. Esses pais estão buscando flexibilidade no trabalho e programas que promovam uma distribuição igualitária das tarefas domésticas. Eles também estão interessados em se conectar com outras comunidades de pais que compartilham os mesmos valores e desafios.

Truques de pai

Esse perfil descreve os pais modernos que estão concentrados em encontrar soluções e truques para economizar tempo em suas vidas diárias. Esses pais estão dispostos a buscar ajuda profissional para resolver problemas em casa, em vez de lidar com eles sozinhos.

“Eles também aproveitam as vantagens da mídia social e da tecnologia para compartilhar dicas e truques com outros pais. Eles valorizam o tempo em família e preferem atividades de qualidade com os filhos em vez de tarefas domésticas, por isso terceirizam algumas tarefas para maximizar o tempo que passam juntos”, disse o especialista.

Construindo relacionamentos emocionais

A análise da equipe de Planejamento da another mostra que os pais da Geração Z e da Geração dos Millennials estão comprometidos com a evolução de relacionamentos emocionais fortes com seus filhos. Esses pais vivenciaram a importância das conexões emocionais e querem proporcionar aos filhos uma experiência diferente da que tiveram com seus próprios pais. Eles procuram compartilhar abertamente seus sentimentos, ensinar habilidades emocionais e modelar relacionamentos saudáveis. Eles também pesquisam recursos e programas que os ajudam a fortalecer os vínculos emocionais com seus filhos e a abordar questões difíceis de forma construtiva.

Conexão e comunidade

Eles procuram se conectar com outros pais na vida real e de maneira on-line. Eles valorizam as relações sociais e querem estabelecer vínculos com outros pais que compartilhem seus interesses e desafios. Participam de grupos locais, eventos comunitários e plataformas on-line para compartilhar experiências, obter apoio e criar uma rede de pais. Eles também reconhecem a importância de se desconectar da tecnologia e passar tempo de qualidade com seus filhos ao ar livre.

Pais ao ar livre

Esse perfil se refere aos pais que se interessam por atividades ao ar livre e procuram incluir seus filhos nessas aventuras. Eles valorizam os benefícios da natureza e querem criar memórias significativas com seus filhos e filhas em ambientes externos. Gostam de participar de atividades como acampamento, exploração da natureza e atividades baseadas em aventura. Buscam experiências que promovam o crescimento pessoal, o aprendizado e um tempo de qualidade em família. Eles também estão procurando marcas e empresas que entendam suas necessidades e ofereçam produtos e serviços relacionados a atividades ao ar livre.

“Os pais modernos estão assumindo papéis mais igualitários na criação dos filhos e procurando maneiras de simplificar a vida cotidiana, ao mesmo tempo em que se concentram no tempo de qualidade com os filhos. Estão comprometidos com a saúde mental e emocional, construindo relacionamentos sólidos e buscando conexões pessoais além das telas. As marcas devem se adaptar a essas tendências, oferecendo produtos, serviços e espaços que apoiem e celebrem a paternidade moderna”, acrescentou Mariana Carreón.

Fonte: Varejo SA