Conheça as 8 estratégias para conquistar clientes no e-commerce

O e-commerce está em expansão no Brasil e no mundo. É o que aponta o relatório Global Payments Report, divulgado recentemente pela Worldpay from FIS. No cenário mundial, a projeção é um crescimento de 55,3% até o ano de 2025. Já no Brasil, o mercado está superaquecido e deve ter uma demanda até 95% maior nos próximos dois anos.

Para falar como as companhias podem se destacar em meio à concorrência, Fábio Carvalho, Diretor de Supply Chain da Printi, uma das maiores gráficas online da América Latina, voltada para materializar ideias por meio da personalização, utilizando as melhores tecnologias, que já ganhou três vezes o Prêmio Reclame Aqui, listou 8 dicas para conquistar os clientes:

1.Tenha uma equipe especializada: escolha os melhores profissionais para oferecer um atendimento qualificado que entenda as principais “dores” dos clientes e eles tenham a melhor experiência;

2.Estruture uma boa logística: busque ir para além das capitais do país. Aposte em empresas que tenham uma boa operação logística, que garanta a mesma qualidade de entrega das capitais e centros urbanos em cidades menores;

3.Invista em personalização: de acordo com última pesquisa da consultoria Mckinsey, a Geração Z (1995 a 2010) tem preferência por empresas que investem em experiências personalizadas. Quase 60% dos consumidores da classe A e 43% da nova classe média estão dispostos a pagar por produtos que os representem. Apostar, portanto, é uma boa;

4.Tenha programas de fidelidade: quer trazer o cliente para mais perto? Invista em programas de fidelidade com brindes, sorteios, descontos especiais para quem recomendar os produtos e serviços da empresa;

5.Lance ofertas exclusivas: aproveite as datas comemorativas como Dia do Cliente, Dia das Mães, dos Pais, Black Friday, Natal, Carnaval para trazer ofertas relâmpago exclusivas;

6.Seja multicanal e invista em redes sociais: hoje os consumidores estão em todos os lugares. Trabalhar com vendas é entender as tendências de consumo e as necessidades dos clientes. Tenha um time de comunicação voltado para a produção de conteúdo em redes sociais, interação e contato em outros canais como site, blog e newsletters. Isso faz a diferença ao criar e estabelecer relacionamentos;

7.Busque pela transparência: o básico que é essencial. Errou? Assuma! Tem programas e projetos interessantes na empresa? Divulgue! Quanto mais transparente você for, melhor referência terá para o consumidor final e, consequentemente, no mercado de trabalho como marca empregadora;

8.Peça feedback e avaliações: de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60% das empresas fecham em um período de 5 anos após serem abertas. Uma das estratégias para sobrevivência é a proatividade com pedido de feedbacks. Quando estiver crescendo, não caia no modo automático. Em um mercado competitivo, a melhora e a inovação devem ser constantes e consistentes.

Fonte: Varejo SA