13 ações de endomarketing para o Natal nas empresas

Está sem ideias de quais ações de endomarketing para o Natal implementar na sua empresa? O final do ano é uma boa oportunidade para que as organizações organizem medidas focadas no fortalecimento do vínculo com os colaboradores, garantindo mais engajamento e satisfação e melhorando o clima organizacional.

Pensando nisso, nós criamos um guia completo com as principais ações para colocar em prática nesta época do ano. Está com um orçamento limitado? Não tem problema, listamos, também, algumas dicas focadas em pequenas empresas. Confira nossa seleção a seguir:

7 ideias para comemorar o Natal nas empresas

Com a chegada do final do ano, vale a pena aproveitar a época para pensar em ações de endomarketing mais elaboradas. Lembre-se que essa é uma data importante para a maioria das pessoas, por isso, é também uma oportunidade perfeita para reconhecer os profissionais e engajar o time.

Confira ideias interessantes para implementar no seu negócio:

  1. Monte uma decoração temática
    A decoração é um dos pontos altos desta época do ano, por isso, vale a pena pensar em elementos que ajudem a tematizar o escritório ou outro ambiente de trabalho, como luzes, guirlandas e enfeites.

    A árvore de Natal é um dos elementos que não podem ficar de fora. Assim, coloque-a em algum local que não atrapalhe a circulação de pessoas e faça uma decoração elaborada. Uma dica é enfeitar a árvore com fotos e recados dos colaboradores, dessa forma, a empresa dará um ar mais pessoal à decoração.
  2. Invista em presentes ou cestas de Natal
    Quem não gosta de ser lembrado e presenteado? Agradar os colaboradores com mimos e lembranças é uma excelente forma de reconhecer seus esforços e começar o novo ano com um time mais engajado. As possibilidades são muitas, por isso, não tenha medo de ser criativo.

    As cestas de Natal com frutas, espumantes, panetones e outros produtos temáticos são sempre uma boa pedida. Além disso, a empresa pode incluir ainda, um vale-presente em alguma loja de departamento.
  3. Planeje eventos exclusivos
    Nesta época do ano, é normal que as empresas planejem festas, almoços ou jantares de confraternização com os colaboradores. Essa é uma ação interessante de endomarketing que ajuda a integrar os profissionais, fortalecer o senso de pertencimento e melhorar o clima organizacional.

    O evento pode ser realizado em um local externo, como restaurantes ou casas de festas. Caso a empresa tenha um espaço grande disponível, também é possível decorá-lo para receber a festa.
  4. Estabeleça um programa de reconhecimento para os destaques
    Se o orçamento está apertado e não será possível presentear a todos, uma dica é pensar em programas de reconhecimento e premiação para aqueles profissionais que mais se destacaram durante o ano.

    É possível premiar os destaques com eletrônicos, eletrodomésticos, viagens, vales-presentes ou bônus em dinheiro, por exemplo. O RH também pode reconhecer os destaques nos canais de comunicação interna ou mesmo nas redes sociais.
  5. Produza vídeos de agradecimento
    Envolver a alta liderança é uma boa estratégia de endomarketing no final do ano, principalmente em organizações de maior porte, em que os colaboradores não têm acesso aos diretores.

    Nesses casos, é válido produzir vídeos de agradecimento da alta liderança, demonstrando o reconhecimento da empresa pelos esforços dos colaboradores. Isso vai ajudar no fortalecimento da cultura empresarial.
  6. Realize campanhas de ações solidárias
    Empresas maiores também podem se engajar em campanhas solidárias em grande escala, envolvendo a participação de diversos departamentos para uma boa causa.

    É possível pensar em campanhas de solidariedade como arrecadação de brinquedos, alimentos e roupas, visitas a hospitais, orfanatos e asilos ou mesmo ações de incentivo à adoção de cartinhas de natal de crianças carentes.
  7. Implemente um processo de feedback estruturado
    O fim do ano também é um bom momento para revisar todas as ações de endomarketing implementadas pela empresa para definir quais tiveram bons resultados e podem ser repetidas e aprimoradas em futuras comemorações.

    Dessa forma, é válido implementar um processo estruturado para coletar feedbacks dos colaboradores após as celebrações de Natal. Ouça atentamente o que os profissionais têm a dizer e filtre aquelas informações que podem ser utilizadas para orientar novas práticas.

6 ações de endomarketing para o Natal em pequenas empresas

Nós entendemos que a realidade das pequenas empresas nem sempre permite que as ações de endomarketing para o Natal sejam implementadas da forma como o RH gostaria. No entanto, é importante adaptar as ideias para o contexto financeiro da organização, mas sem deixar a data passar em branco.

Caso as dicas listadas no tópico anterior ainda sejam muito grandiosas para a realidade do seu negócio, vale a pena conferir as ideias que selecionamos abaixo.

  1. Aposte em uma decoração simples
    Empresas de pequeno porte podem adotar uma decoração mais simples, como guirlandas, árvores de Natal pequenas e enfeites criativos.

    Se os recursos forem muito limitados, a dica é pensar em soluções no estilo “faça você mesmo”, utilizando, por exemplo, produtos reciclados. Outra sugestão é convidar os colaboradores a participarem, incentivando que cada um deles traga elementos para enfeitar suas próprias mesas.
  2. Distribua cartões personalizados à mão
    Uma das vantagens de um time mais enxuto é a possibilidade de criar lembranças mais pessoais e personalizadas. Essa, além de ser uma opção mais econômica, também é uma forma de trazer mais aproximação e intimidade com o time.

    A dica é criar cartões de Natal escritos à mão. Esse é um presente pouco usual, mas cheio de significado. Junto à lembrança, o time de Recursos Humanos pode incluir bombons, vasinhos de flores, panetones ou outros docinhos, conforme o orçamento disponível.
  3. Organize um café da manhã ou almoço temático
    Se não for possível reservar um espaço ou levar o time para um restaurante, que tal programar uma refeição especial na própria empresa, convidando cada colaborador a contribuir com um prato.

    Você pode organizar um café da manhã especial, um almoço temático ou até mesmo um happy hour. O importante é juntar todo o time para celebrar o fim do ano juntos.
  4. Promova uma confraternização com amigo secreto
    Promover confraternizações de Natal também é uma boa estratégia para a gestão de pessoas. Esse tipo de ação pode ser simples, com uma mesa de comes e bebes, brincadeiras e dinâmicas.

    Brincadeiras como amigo secreto ou amigo ladrão são sempre uma opção divertida para descontrair o clima e garantir boas risadas. Lembre-se, no entanto, de estipular um orçamento baixo, para não acabar excluindo ninguém ou gerando problemas financeiros.
  5. Escreva mensagens de agradecimento
    Além dos cartões de Natal, o RH também pode estimular as lideranças a compartilharem mensagens de agradecimento manuscritas para cada colaborador.

    Essas mensagens devem ser feitas como sinal de reconhecimento, assim, é válido destacar os pontos fortes de cada profissional, os momentos em que ele brilhou ao longo do ano e feedbacks construtivos focados no desenvolvimento pessoal e profissional.
  6. Realize celebrações virtuais
    Por fim, se sua empresa atua no modelo remoto e tem colaboradores espalhados por diferentes cantos do país, vale a pena pensar em uma celebração virtual simples.

    Essa é uma forma de reunir o time, celebrar as conquistas, reconhecer os esforços e motivar todos para alcançarem melhores resultados a cada dia. Aproveite para propor um brinde online, convidando a todos para levantar taças, copos e canecas.

Concluindo, as ações de endomarketing para o Natal são ferramentas importantes para fortalecer o vínculo com os colaboradores e, assim, melhorar aspectos da cultura e do clima organizacional.

Mesmo que a empresa seja de pequeno porte e conte com um orçamento limitado, é interessante que o RH pense em ações de baixo custo, que possam promover a integração do time e garantir mais engajamento.

Fonte: Varejo SA