Dia Livre de Impostos marca luta contra tributação abusiva

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a coordenação nacional da CDL Jovem são as responsáveis pela realização em todo o Brasil, neste dia 04 de junho, da 14ª edição, o Dia Livre de Impostos (DLI), uma ampla mobilização contra a abusiva carga tributária brasileira e um grito de alerta por reformas tributárias e fiscais urgentes.

No DLI consumidores e empresas aderem à plataforma digital www.dialivredeimpostos.com.br, com descontos correspondentes aos impostos que seriam cobrados em determinados produtos, em alguns casos chegado a 70%, para mostrar o peso dos tributos e taxas no Brasil, que impactam negativamente o poder de compra dos consumidores e lojistas.

Marcelo Mérida, presidente da FCDL-RJ, instituição que apoia no Estado do Rio com as CDLs fluminenses o DLI, destaca que a campanha “é uma contribuição do movimento lojista ao debate nacional que deve ser retomado urgentemente, de revisão, de reforma, de modernização do regramento fiscal e tributário do Brasil”. E, continua Marcelo Mérida: “O empreendedor brasileiro está fechando suas portas nesta crise da pandemia do Covid, e os governos acenam com apoio que dificilmente chega à ponta, por excesso de burocracia, de exigências incabíveis em cenário de guerra. É preciso olhar com mais atenção e pressa para a micro e pequena empresa que gera centena de milhões de empregos e mudar logo nosso sistema tributário, torna-lo mais justo, eficaz e moderno”.

Marcelo Mérida, presidente da FCDL-RJ

O presidente da CDL de Jovem de Itatiaia/Resende, Adelmo Pazzini, enfatiza que o “Dia Livre de Impostos é uma forma de demonstrar quantas mudanças precisamos em nosso sistema tributário Brasileiro. Há excesso de burocracia, bi-tributação, falta de retorno adequado e cargas abusivas. Esses são alguns exemplos que prejudicam os contribuintes e atrapalham o desenvolvimento econômico de nosso país”.

 

Adelmo Pazzini, presidente da CDL de Jovem de Itatiaia/Resende
Adelmo Pazzini, presidente da CDL de Jovem de Itatiaia/Resende

O presidente da CDL Jovem de Campos, Ralph Pereira, diz que o momento é de alertar e gritar para “conscientizar comerciantes e consumidores da alta carga tributária que impacta negativamente o avanço das empresas e o orçamento do consumidor. E a gente não vê esses impostos retornarem à sociedade na forma de serviços.”

Ralph Pereira, presidente da CDL Jovem de Campos
Ralph Pereira, presidente da CDL Jovem de Campos

O coordenador da CDL no Rio de Janeiro, Rodrigo Arbach também destaca essa bandeira que o Dia Livre dos Impostos promove, de propor a conscientização. “A população entendeu o nosso movimento, que protesta por uma carga tributária justa, menor, e principalmente mais bem aplicada.”

 

Rodrigo Arbach, coordenador do CDL Jovem no Rio de Janeiro

 

Carga tributária pesada

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) expõe que as empresas no Brasil gastam, em média, 2.000 horas por ano para fazer frente à burocracia tributária, com o país sendo considerado o que se gasta mais tempo calculando e pagando tributos do mundo.

Pesquisa da CNDL com o Sebrae demonstra que para 92% dos empresários brasileiros, a Reforma Tributária precisa ser aprovada com urgência. No estudo, a maioria dos empresários de comércio e serviços indica que a Reforma terá efeitos bastante positivos sobre diversos aspectos da economia, sobretudo o crescimento do PIB (89%) e o favorecimento às famílias de baixa renda, barateando a cesta básica e devolvendo os tributos pagos no consumo de produtos (83%).

Debate de caminhos

O Dia Livre de Impostos foi aberto às 10h, com uma live com a participação do presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, deputado federal Efraim Filho, e do deputado federal e relator da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro. Participam ainda o ex-deputado federal e consultor da CNDL em questões tributárias, Luiz Carlos Hauly, para debater com os convidados a alta carga tributária brasileira e a ineficiência da administração pública, que adquiriu novos contornos com a crise mundial provocada pela Covid-19. A live conta ainda com a presença do presidente da CNDL, José César da Costa e será mediada pelo líder do projeto do Dia Livre de Impostos, Raphel Paganini.

Fonte: Assessoria com CNDL