As vendas do varejo no país entre os dias 6 e 15 de setembro, período da campanha Semana do Brasil, registraram crescimento nominal de 11,3% em comparação com o mesmo intervalo de 2018, quando a ação promocional ainda não existia. Com ajuste de efeito calendário de um dia útil a mais neste ano — no ano passado, o feriado de 7 de setembro caiu na sexta-feira —, o aumento nas vendas foi de 10,9%. Os dados fazem parte do levantamento da Cielo para composição do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
“O comércio começa a reagir, com as primeiras medidas já implementadas na geração de um ambiente mais favorável na economia por parte do governo federal, agora, é preciso acelerar, em direções como a da oferta do crédito e a reforma tributária”, assinala o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ), Marcelo Mérida.
O IVCA é um índice calculado com base em transações eletrônicas feitas em máquinas da Cielo, que representam aproximadamente 40% das vendas do varejo brasileiro. Sobre esses dados a companhia projeta vendas no restante do varejo.
A Cielo também comparou as vendas na Semana do Brasil com a média diária de vendas no primeiro semestre do ano. Por esse critério, o varejo cresceu 7,9% em receita nominal, sendo que o comércio eletrônico teve aumento de 18,5% e o varejo físico apresentou alta de 7,1%.
As áreas que mais cresceram foram as de cosméticos (19,8%), móveis, eletroportáteis e lojas de departamento (12,6%), vestuário e artigos esportivos (6,1%), supermercados e hipermercados (4,5%).
Fonte: Valor Econômico e Assessoria