Dezembro sempre foi o melhor mês para o comércio. Ainda que o país esteja enfrentando uma retração econômica, é possível notar que o movimento nos estabelecimentos de Volta Redonda aumentou expressivamente. As pessoas lotam as ruas em busca de presentes para o natal, ou para o amigo oculto, ou até mesmo produtos para se preparar para o final de ano, como roupas, calçados, artigos de decoração, etc. Por isso, a esperanças dos empresários do município é que as datas comemorativas ajudem a levantar o volume de vendas para fechar 2015 com resultados mais positivos.
Uma pesquisa realizada pelo SPB Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) apontou que 93% dos brasileiros pretendem presentear no natal, mas que o gasto médio com os produtos deve cair 22%. Será o natal da “lembrancinha”, por isso, empresários dos mais variados segmentos apostam em promoções e mercadorias com valores mais acessíveis. O grande fluxo de carros nas ruas é um doas termômetros dos comerciantes. Neste mês, é preciso paciência no trânsito. Por isso, deixar para realizar as compras em cima da hora não é a melhor opção para escolher os presentes com tranquilidade.
Buscar um diferencial para atrair o consumidor é muito importante para aumentar as vendas. Centenas de empresas do setor do comércio e dos serviços de Volta Redonda estão participando da campanha Natal Família que, na edição Natal Para Todos, vai sortear um Ônix zero quilômetro completo, dez smartphones, três vídeo games, quatro TVS LCD 42 polegadas, três bicicletas e 400 vales-compras nos valores de R$200,00, R$100,00 e R$50,00. Os proprietários das empresas Unifa Calçados e Supermercados Fan comentaram sobre o aumento do movimento e sobre a expectativa de vendas neste período.
“O movimento melhorou bastante em relação aos meses anteriores sem dúvidas, Até agora os números apontam que o volume de vendas está bem equiparado com o natal do ano passado. Mas como as pessoas deixam para fazer suas compras na última hora, esperamos ultrapassar as vendas de final de ano em 2014. Expandimos o mix de produtos com a loja de biquínis e lingerie, o que tem ajudado muito a atrair ainda mais consumidores”, Jonatas Bertuci- Unifa Calçados
“Estamos esperando um aumento expressivo no movimento nos dias mais próximos do Natal, que é quando as pessoas começam a fazer as suas compras. Nos preparamos para esse movimento das compras de última hora. Estamos esperando por um aumento de cerca de 20% em relação aos meses anteriores”, Alaercio Vieira Soares, Supermercados Fan.