O varejo digital mais uma vez se prova a opção favorita dos brasileiros ao consumir durante a pandemia. Dessa vez, o auge do varejo eletrônico pôde ser comprovado no Dia dos Pais: a data movimentou R$ 5,4 bilhões para o comércio digital, crescimento nominal de 95,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados foram apurados pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, entre os dias 25 de julho e 08 de agosto. De acordo com a análise da companhia, o montante é resultado da maior quantidade de compras feitas pela internet nesse período. Ao todo, foram 13,3 milhões, aumento de 89,4% em relação ao mesmo intervalo de tempo em 2019.
“Mesmo com a reabertura parcial das lojas físicas e grandes shoppings, o resultado de vendas do Dia dos Pais comprova que o varejo online consolidou sua posição de destaque em 2020 e manterá patamares de vendas elevados mesmo após o término da pandemia e possível chegada de uma vacina.”, explica André Dias, CEO da Neotrust/Compre&Confie.
A proximidade do varejo digital e a distância física dos papais fizeram com que os brasileiros investissem até mesmo em presentes mais caros para essa data. De acordo com a companhia, o tíquete médio registrado este ano foi de R$ 403,80 – valor 3,2% superior ao registrado no ano passado.
Em relação ao perfil dos compradores, a companhia mostra que os consumidores de 36 a 50 anos foram os que mais fizeram compras pela internet no período (responderam por 36% de todos os pedidos realizados). Em seguida, estão os de 26 a 35 anos (31,4%) e, nas últimas posições, estão tanto os mais jovens quanto os mais velhos: consumidores de até 25 anos e os com mais de 51 anos responderam por igual porcentagem de volume de compras (16,3% cada).
As categorias mais compradas em volume durante o período foram: Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria e Esporte e Lazer. Já as que mais movimentaram o faturamento foram Telefonia, Eletrodomésticos e Moda e Acessórios.
Vendas 1° semestre
A chegada do novo coronavírus trouxe crescimento recorde para o e-commerce brasileiro, de acordo com relatório apresentado pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 132,6 milhões de compras online, aumento nominal de 73,4% em relação ao mesmo período de 2019.
Com tantas oportunidades no ambiente digital, lojistas precisaram se reinventar para continuar faturando e transformaram o e-commerce em seu principal ponto de venda. O esforço, de forma geral, trouxe resultados: o faturamento do setor no período foi de R$ 53,4 bilhões, valor 66,1% maior do que o registrado no primeiro semestre do ano passado.
Fonte: Mercado & Consumo