Promoções agitam a corrida pelo presente do Dia das Mães

Está aberta a temporada de compras para o Dia das Mães. A data comemorativa mais importante para o comércio no primeiro semestre melhora as vendas em 69% das lojas nesse período, segundo pesquisa desenvolvida pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. O levantamento, que ouviu empresários e consumidores de Belo Horizonte, aponta que 59,3% dos empresários esperam um desempenho de vendas melhor ou igual ao do ano passado.
O valor afetivo da data é o principal motivador para as compras nesse período, na opinião do empresariado, que desenvolverá uma série de ações para conquistar os consumidores. “Apesar do cenário econômico, a maioria dos filhos presenteará na data. Por isso, 70,6% dos entrevistados investirão em promoções, estratégia que é considerada atrativa por 64,9% dos potenciais compradores”, afirma Elisa Castro, Estatística da Fecomércio MG.

 

A pesquisa de Intenção de Consumo mostra que o ticket médio das compras não ultrapassará os R$ 100, segundo 67,7% dos consumidores. Entre as opções de presentes pretendidos pelos filhos se destacam as roupas (26,3%), os artigos de perfumaria (18%) e calçados (16,6%). “O consumidor está mais cauteloso e dará preferência aos artigos mais baratos neste ano. Prova disso é que a aquisição de produtos como eletrodomésticos e eletrônicos, que em 2015 era a segunda opção de compra mais citada pelos entrevistados (17,2%), hoje é cogitada por apenas 2,9% deles”, avalia Elisa.

 

As compras do Dia das Mães deverão ser intensificadas na semana da data comemorativa, segundo a percepção de 77% dos empresários. A modalidade de pagamento priorizada nesse período será o pagamento à vista, em dinheiro ou débito.

 

Forte: Fecomércio