Pequenas empresas estão liderando a “revolução da inteligência artificial”, aponta pesquisa

PMEs estão adotando a IA e automatizando processos mais rapidamente do que empresas de grande porte

Pequenas e médias empresas estão liderando a adoção da inteligência artificial, revela o relatório sobre o mercado de Vendas e Marketing (State of Sales and Marketing Report 2023/2024) da Pipedrive. A pesquisa, realizada em diversos países, incluindo o Brasil, mostra que 42% dos funcionários de pequenas empresas (com 10 funcionários ou menos) usam IA, enquanto apenas 37% utilizam IA em empresas médias (11-100 funcionários) e 23% dos colaboradores usam a tecnologia nas grandes empresas (mais de 100 funcionários).

Pelo quinto ano consecutivo, a Pipedrive pesquisou entre vendedores, fundadores e CEOs para elaborar um relatório que reúne as principais tendências que afetaram a indústria nos últimos 12 meses. Em meio a um cenário de negócios com rápidas mudanças e desafios econômicos contínuos, os profissionais de vendas estão adotando novas tecnologias de IA, enquanto mantêm habilidades sociais e técnicas insubstituíveis – incluindo a capacidade de se conectar, entender e responder às necessidades dos clientes, que estão sempre mudando.

Entre os temas abordados na pesquisa estão em quais áreas as equipes de vendas estão investindo e o sentimento sobre como as ferramentas automatizadas impactarão as funções gerais da equipe e o relacionamento com o cliente. O relatório inclui análises aprofundadas sobre desempenho e formas de trabalho, digitalização em vendas, marketing e tendências gerais do setor de vendas. As novidades no relatório deste ano são seções dedicadas ao bem-estar no trabalho, mulheres no ambiente de trabalho e diversidade de gênero e inclusão.

“Este último ano foi sem precedentes, marcado por desafios econômicos e avanços na tecnologia de inteligência artificial. À medida que estamos à beira de uma nova era, já vimos inovações baseadas na IA impulsionando o crescimento dos negócios com notável precisão e eficiência”, diz Dominic Allon, CEO da Pipedrive. “Nosso mais recente relatório de Vendas e Marketing, baseado em insights de profissionais de vendas, fundadores e CEOs, destaca a resiliência e adaptabilidade das equipes de vendas em diversos setores. Apesar do aumento da IA, a importância dos relacionamentos humanos e outras habilidades essenciais permanecem primordiais na indústria”, completa.

PMEs estão liderando a adoção da IA

Ferramentas de IA são usadas por um terço das pessoas que responderam à pesquisa, mas a participação é ainda maior entre as empresas menores, que têm mais probabilidade de se interessar por soluções que economizam tempo. Empresas maiores parecem precisar de mais tempo para adotar e integrar novas ferramentas. 38% de todos os respondentes acreditam que a IA terá o maior impacto em seu trabalho no futuro.

Empresas de todos os tamanhos são otimistas quanto à IA

A maioria (76%) está otimista sobre o papel futuro da IA em auxiliar suas atividades profissionais. Preocupações em torno da IA causando reduções de equipe são mínimas, com apenas 8% expressando tais receios. Olhando para o futuro, uma esmagadora maioria (83%) dos respondentes acredita que a inteligência artificial desempenhará um papel nos negócios, mas não substituirá áreas onde o fator humano é fundamental.

Horas extras no trabalho não equivale a melhores resultados

Em 2023, o desempenho de vendas das empresas teve uma melhoria significativa, com 71% dos vendedores atingindo regularmente suas metas, um aumento de 19 pontos percentuais em relação a 2022. Apesar desse aumento, a pesquisa mostra que trabalhar horas adicionais não tem relação com melhores resultados, pois aqueles que trabalharam mais foram 10% menos propensos a atingir suas metas.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O estudo também aponta que as empresas do setor de vendas estão se dedicando para proporcionar iniciativas de bem-estar aos seus funcionários. 79% das pequenas empresas tem a possibilidade de trabalho remoto, 78% das grandes empresas também contam com esse benefício, seguido por 77% das médias empresas. 28% dos entrevistados cujos locais de trabalho oferecem horários flexíveis afirmaram que sua saúde mental melhorou significativamente após a introdução de opções de trabalho remoto.

Metodologia

O Relatório sobre o mercado de Vendas e Marketing (State of Sales and Marketing Report 2023/2024) pesquisou 948 profissionais de vendas e marketing e donos de empresas de 85 países diferentes. A amostra inclui pessoas que trabalham em startups, PMEs e grandes empresas. A pesquisa foi conduzida entre janeiro e fevereiro de 2024.

Para saber mais sobre o State of Sales and Marketing Report 2023/2024, baixe o estudo completo aqui.

Fonte: Varejo SA