Segundo o documento da ONU, a aceleração do nível de atividade no Brasil deve vir na esteira da retomada da confiança dos empresários
A recuperação da economia brasileira deve ganhar fôlego este ano, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Em relatório com perspectivas para a economia global, divulgado nesta quinta-feira (16), a entidade prevê expansão de 1,7% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020, e alta de 1% estimada para 2019.
Mesmo contando com melhora, a previsão é mais pessimista do que o consenso de mercado. De acordo com o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a mediana de cerca de cem analistas aponta que o PIB brasileiro vai crescer 2,3% este ano.
Segundo o documento da ONU, a aceleração do nível de atividade no Brasil deve vir na esteira da retomada da confiança dos empresários.
Na América do Sul, no entanto, não há perspectiva de reação consistente, diz o órgão, uma vez que, em muitos países, entraves estruturais ao crescimento foram agravados pela desaceleração do comércio global, pela queda das cotações de commodities e, também, pela instabilidade política.
Fonte: Valor Econômico