IRPF: sites, aplicativos e programa gerador da Receita sofrem instabilidade no primeiro dia da declaração

Receita Federal confirmou falhas no acesso neste primeiro dia de entrega do IRPF 2023 mas afirmou que a situação já foi normalizada.

Os contribuintes enfrentaram instabilidade no site e programas da Receita Federal nesta quarta-feira (15), logo após o anúncio da abertura do prazo do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023.

Tanto o site para download do programa gerador deste ano quanto o programa e os aplicativos para celulares e tablets do Meu Imposto de Renda não estavam disponíveis nas primeiras horas do dia.

Aqueles que tentaram acessar o app se depararam com a seguinte mensagem: “Atenção! Estamos em manutenção. Voltaremos em breve e você poderá fazer sua declaração IRPF de 2023″.

Quem já tinha baixado o programa gerador no computador e tentou transmitir dados pela declaração pré-preenchida também não conseguiu e recebeu o texto “Erro! O arquivo não foi transmitido”.

Alguns contribuintes que tentaram acessar o IRPF 2023 pelo e-CAC também foram impedidos temporariamente.

A instabilidade tomou conta das redes sociais e milhares de contribuintes reclamaram da autarquia e das ferramentas disponibilizadas.

A Receita Federal confirmou a situação em comunicado e afirmou que todos os meios já estavam normalizados por volta de 12h30.

Sobre a instabilidade do IRPF, o diretor executivo da NTW Franquia Contábil de Resende, Leonardo Oliveira, comentou que a falha não passou despercebida e ofereceu orientações sobre como os contribuintes e contadores podem proceder no início do prazo.

“A instabilidade encontrada nos primeiros dias do envio da declaração é normal. A quantidade de acessos nas primeiras semanas é gigantesca, seja para o envio e transmissão da declaração ou para testes e curiosidade. Minha recomendação é que espere pelo menos uma semana após a abertura do prazo para que sejam feitas validações e correções por parte da Receita Federal.”

Além disso, ele acrescenta que “é comum que durante todo o período de entrega da declaração que a Receita lance atualizações do programa, sendo extremamente recomendado que mantenha o programa atualizado para o envio da declaração.”

Quem teve problemas neste primeiro dia não precisa se preocupar, já que o prazo de entrega do IRPF 2023 vai até o dia 31 de maio e o contribuinte tem mais de dois meses, a partir de agora, para fazer a sua declaração.

Fonte: Contábeis