Os lojistas fluminenses movem a economia no Estado, garantindo a manutenção e abertura de postos de trabalho no período das vendas de Natal, adotando medidas de prevenção e combate à pandemia do Covid-19, respeitando orientações das autoridades sanitárias, como controle de fluxo de pessoas, verificação de temperatura, exigência de uso de máscaras.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ), Marcelo Mérida, diz que “a participação das CDLs fluminenses foi fundamental nesse processo, com contato permamente com os lojistas, apoiando na promoção de campanhas de orientação junto ao consumidor”.
Marcelo Mérida destaca que esse é um momento de expectativas para o setor lojista, “uma das maiores forças empregadoras do Brasil e com certeza, o segmento que foi mais duramente impactado pelas consequências impostas com a pandemia do Covid-19”.
O comércio, aponta Marcelo Mérida, está fazendo a sua parte, se estruturando para atender ao consumidor, principalmente o que tem o hábito de deixar para a última hora suas compras, o que neste Natal deve representar cerca de 9,3 milhões de consumidores, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offer Wise Pesquisas.]
O dado corresponde a 9% dos consumidores que têm a intenção de fazer alguma compra na semana que antecede o Natal, número próximo aos 10% registrado no ano passado. De acordo com a pesquisa, a expectativa por promoções (61%), que ajudam a economizar no orçamento, é a principal justificativa dos entrevistados para postergar as compras. Outros 15% destacaram a falta de tempo, enquanto 15% estão à espera do pagamento da segunda parcela do 13º salário. Há ainda 10% de entrevistados que culpam a preguiça de fazer compras, empurrando a tarefa para o limite da data comemorativa.