O comércio eletrônico tem sido uma força motriz na transformação do cenário de negócios globais. Não é à toa que a cada ano novas tendências emergem, moldando a forma como compramos e vendemos on-line. À medida que nos aproximamos de 2024, compreender e se adaptar às transformações que prometem se sobressair no mercado digital podem ser pontos-chaves para se posicionar um passo à frente da concorrência acirrada.
Um estudo recente da Flyers On-line prevê alta substancial nas receitas globais do e-commerce entre 2023 e 2027, de 64,69%, o que corresponde a US$ 6,34 bilhões. O setor deve ser impulsionado principalmente pelo crescimento nos segmentos de Moda, Eletrônicos e Móveis.
Portanto, construir uma experiência de compra positiva em torno do seu produto ou serviço é fundamental para alavancar qualquer negócio. Para isso, desvendo as quatro principais trends que têm tudo para dominar o cenário no próximo ano.
Retail Media
Trata-se de uma estratégia de publicidade on-line que consiste em exibir anúncios de produtos em marketplaces, como Mercado Livre e Amazon, por exemplo. Essas comunicações aparecem em locais estratégicos, como na página de resultados de busca ou na página do produto. Dessa maneira, os varejistas on-line têm a oportunidade de promoverem seus produtos em plataformas de comércio eletrônico já estabelecidas no segmento, atraindo mais tráfego e conversões para o seu site.
App commerce
Uma pesquisa da Appdome revelou que 90% dos brasileiros preferem fazer suas compras via app commerce em vez de usar computadores. Esse canal oferece uma jornada de compra mais prática e ágil ao usuário, além de melhorar a experiência de navegação do e-commerce. Por meio dele, também é possível oferecer descontos e condições exclusivas para o cliente, o que garante mais personalização. Outra grande vantagem é a possibilidade de notificar o consumidor sobre novidades da marca e construir um relacionamento mais estreito. Não é por acaso que o uso da ferramenta está associado ao aumento das vendas e a maior retenção de clientes, sendo adotada pelos maiores varejistas do país.
ASO Marketing
Sigla para App Store Optimization. É uma estratégia usada para melhorar o posicionamento de um aplicativo nas lojas de smartphones dos sistemas Android e iOS. Utilizando-se de técnicas já conhecidas do SEO (Search Engine Optimization), o ASO visa fazer uso de palavras-chaves em campos como o título e a descrição do aplicativo. Conquistar maior volume de pessoas baixando o seu app é mais do que desenvolvê-lo, é transformá-lo em um produto atrativo para o público, mantendo a atenção ao longo do tempo.
B2B commerce
Na mesma mão do varejo tradicional, a indústria vem se fortalecendo, melhorando suas estratégias e entrando cada vez mais no ambiente on-line. Compradores B2B querem adquirir seus produtos de forma digital e empresas B2B continuam a vislumbrar benefícios de usar o comércio eletrônico para complementar seus canais de vendas existentes e surfar uma onda que até então se voltava apenas ao B2C.
Como se vê, essas e outras tendências não apenas refletem o progresso tecnológico, como também as expectativas dos consumidores. As marcas que incorporarem mudanças eficientes em suas estratégias estarão bem posicionadas para prosperar em um ambiente repleto de oportunidades.
Fonte: Varejo SA