O sistema bancário tem que reposicionar o horário de funcionamento das agências e postos de atendimento, como forma de evitar a aglomeração das pessoas e disciplinar conforme o protocolo do Covid-19 os usuários do sistema. Como forma de contribuir para evitar a concentração de pessoas, o comércio amplia o horário podendo chegar a até 24 horas para as compras de Natal e os compromissos de fim de ano, alerta a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ).
Essa alteração, aponta o presidente da FCDL-RJ, Marcelo Mérida, é necessária porque as pessoas acabam sendo forçadas a realizar operações bancárias nas agências em horários reduzidos, gerando filas e aglomerações, associado aos programas de beneficios que tem gerado aglomerações. “É preciso rever os horários, principalmente, como forma de oferecer agilidade ao consumidor e usuário do sistema bancário”, pontua Marcelo Mérida.
Marcelo Mérida destaca que o ajuste no horário de funcionamento das agências deveria seguir o princípio adotado pelo decreto do governo estadual, de evitar a restrição de faixas de funcionamento para que não sejam formadas a aglomeração de pessoas. O decreto possibilitou a municípios fluminenses funcionar em horário extendido, aberto 24 horas segundo a regulamentação de cada cidade conforme a fase em que se encontrarem os protocolos de prevenção. Os lojistas fluminenses mantêm a expectativa para que, no caso do sistema financeiro, “prevaleça o bom senso e uma elasticidade horária proporcional à demanda existente”, completa Marcelo Mérida.