À medida que o Natal se aproxima, os varejistas se preparam para uma das datas mais aguardadas no segundo semestre. No entanto, um dos desafios mais críticos durante as compras é garantir entregas eficientes. Para evitar contratempos e favorecer a satisfação dos clientes, é preciso investir em logística e fazer um planejamento com antecedência.
Então, descubra três medidas muito importantes para alcançar o êxito:
1. Implementar melhorias ao longo do ano, não apenas na véspera
Embora seja um evento a cada fim de ano, as empresas não devem limitar seus esforços de preparação apenas nos dias que antecedem o período. É crucial que ações sejam contempladas ao longo do ano, contribuindo para o aprimoramento da estratégia de entregas. É aconselhável buscar feedback tanto dos clientes quanto dos colaboradores de forma contínua, avaliando constantemente as áreas que necessitam de melhorias.
2. Pensar como cliente
Empatia é uma palavra muito difundida nos dias de hoje, mas poucos sabem seu real significado. É sobre se colocar no lugar do outro, sentir o que o outro sente. Quando se trata de empresas, é imperativo que pensem como seus consumidores. Afinal, como compradores, nutrimos a expectativa de que nossos produtos cheguem pontualmente. Quando as entregas não ocorrem conforme o prometido, a frustração se instala e, para muitos, pode influenciar drasticamente a decisão de não comprar com a mesma marca no futuro. Por essas razões, apostar em estratégias de entregas eficientes é fundamental para qualquer empresa, sobretudo em períodos sazonais.
3. Tecnologia é a chave
A implementação bem-sucedida da inteligência artificial (IA) em empresas brasileiras tem contribuído para a desburocratização de processos e otimização das operações diárias. No âmbito das entregas, a história não é diferente. Investir em IA assegura rotas mais ágeis e precisas, elementos essenciais para elevar o êxito.
Fonte: Varejo SA