Apesar do quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda 2023 já ter sido liberado, ainda há esperança no processo de revisão dos lotes. É o que explica o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade Adriano Marrocos em entrevista ao Jornal da CBN. De acordo com ele, é preciso que o contribuinte procure se não caiu na malha fina. Quem precisar pagar algum valor, tem um prazo limite, podendo pagar multa.
O quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023 já foi liberada, mas ainda há chance de receber o dinheiro. Quem não teve a declaração liberada até agora, precisa consultar o site da Receita Federal ou certificar que não caiu na malha fina. Em entrevista ao Jornal da CBN, o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade Adriano Marrocos explica o que fazer.
De acordo com ele, ainda há um processo de revisão dos lotes, para saber se algumas declarações não ficaram retidas. De toda maneira, o fundamental é certificar que o contribuinte não foi para malha fina, já que há um prazo para pagamento: ‘quem não cumpre esse prazo, recebe notificação e precisa pagar a mais’. A Receita afirma que reteve 1,3 milhão de declarações pela malha fina.
No entanto, também há a chance de, apesar de ter esquecido de algum pagamento, ainda tem uma restituição. Nesse caso, é necessário apenas confirmar se o valor discrepante está corretor. Se sim, o pagamento do Imposto de Renda será feito pouco tempo depois.
Fonte: CNN Brasil