Cerca de 200 pessoas participaram do seminário “Ganhando o Mercado em Tempos de Crise”, que aconteceu ontem (19), no Espaço CDL-VR. Os convidados tiveram a oportunidade de assistir palestras ministradas por publicitários que desenvolveram campanhas para marcas famosas como Osklen, Farm e Adidas. O conteúdo do seminário girou em torno de estratégias de negócios, inovação, mídias sociais e construção e posicionamento da marca.O apresentador do programa GNT Fashion Caio Braz, um dos destaques do evento, falou sobre sua trajetória no mundo da moda e da publicidade e sobre a importância da criação da identidade para o mercado de moda varejista. Para ele, é justamente nos momentos de dificuldade que os empresários devem buscar atualização e lançar mão dos recursos tecnológicos. “Através do conhecimento conseguimos criar alternativas mais criativas. Porque a crise é justamente isso, quando você tem um problema e precisa pensar em soluções mais baratas que talvez nunca tivesse pensado antes. Aqui é um espaço para a gente fomentar essa ideia e tentar, juntos, encontrar novos caminhos”, afirmou.
O evento foi planejado de acordo com as necessidades dos empresários da região. A gestora de projetos de moda do Sebrae-RJ, Marilza Dutra Reis, comentou sobre a preparação do seminário que compõe a programação de cursos voltado para o segmento.
“Desde o início do ano estamos trabalhando ações para o setor de moda do estado. O circuito é voltado para empresas de pequeno a grande porte, sempre baseado na análise do perfil do nosso público-alvo. Procuramos trazer palestras com conteúdo que, de fato, acrescentem no trabalho desses empreendedores”, disse.
O evento foi dividido em dois momentos: de manhã, o publicitário e sócio da marca Gomus Music Branding, Guilherme Flarys, falou sobre a experiência de consumo através da música; Caio Braz falou sobre o marketing nas redes sociais, e para finalizar a primeira etapa houve uma mesa redonda com a participação de todos os palestrantes com a interação do público. Já no segundo momento, à tarde, o profissional de marketing, Duda Itajahy, do Estúdio Híbrido, falou sobre o posicionamento da marca e Laís Bueno, da Adidas Brasil, palestrou sobre potencializarão da marca através das redes sociais. As oficinas práticas “Inovação e Soluções Criativas; Visual e Merchandising para alavancar vendas; Desenhando o sabor da sua marca: como atingir o público de forma inovadora”, encerraram o evento.
Para a empresária Denyse Singulani, o seminário foi uma ótima oportunidade para os empresários da região, principalmente para aqueles ligados à moda, reciclarem seus conhecimentos. “No momento de crise todo mundo fica um pouco perdido, querendo trabalhar para melhorar. Mas o momento é de ouvir, buscar oportunidades, conhecer novas ferramentas que possam auxiliar no nosso trabalho. O conteúdo das palestras foi excelente, trazendo temas atuais de muita utilidade para os empresários”, comentou.
Para a presidente da CDL volta Redonda, Dorinha Ávila Marcelino, foi uma honra sediar o evento. “O segmento de moda está crescendo e é nosso papel incentivar e motivar os lojistas e profissionais do setor a se capacitar cada vez mais, especialmente no momento atual da economia. O Mostra Moda nasceu em parceria com o Sebrae é nossa CDL Jovem há quatro anos. Estamos orgulhosos do sucesso do evento”, complementa a presidente da CDL Volta Redonda.