Os organizadores da Semana Brasil 2020 estão disponibilizando o material de divulgação para as lojas participantes da promoção criada pelo governo federal para a estimular a economia com uma nova data do calendário comercial do país, pelo endereço https://participesemanabrasil.com.br.
A campanha Semana Brasil ocorre em sua segunda edição, e faz a referência à data da Independência do país, Dia do 7 de setembro, reunindo grandes redes varejistas e lojistas em uma campanha nacional de descontos em produtos e serviços no período de 3 a 13 de setembro.Já aderiram à campanha mais de 80 associações do varejo nacional, com gigantes do comércio de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, computadores, móveis, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, nutrição e material esportivo.
A Semana Brasil Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) disponibilizou uma série de campanhas promocionais, como forma de contribuir para que o lojista possa estruturar sua estratégia de divulgação de ofertas promocionais no âmbito da Semana Brasil.
Com o slogan “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego”, a ação faz parte do pacote de iniciativas para reaquecimento do comércio e retomada das atividades econômicas do país. O mês foi escolhido por não registrar nenhuma das grandes datas que movimentam o comércio como, por exemplo, Dia das Mães (maio), Dia dos Pais (agosto), Dia das Crianças (outubro) ou Natal (dezembro).
Segundo números levantados pela Ebit/Nielsen, as vendas online durante a Semana do Brasil de 2019 cresceram 41%, enquanto vendas no varejo presencial aumentaram 11,3%, de acordo com a Cielo. Foram tomados cuidados específicos para o ambiente de pandemia vivido pelo País com a Covid-19, seguindo o tema do slogan. Entre as medidas, a escolha de um período mais amplo, de 10 dias, para evitar aglomeração nos comércios.
“A Semana em 2020 vai se tornar o ponto de partida de um novo tempo para o comércio, tempo de normalização da relação econômica entre pessoas e empresas. Faremos tudo isso com respeito às normas de segurança sanitária, com empresários e consumidores cientes da importância da manutenção e fomento das relações comerciais, bem como do cuidado com a saúde do próximo”, disse o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, segundo nota divulgada pelo órgão.