Quase metade (44%) dos consumidores dizem ter intenção de aproveitar a data para comprar artigos para o Natal. Veja as dez categorias de produtos mais desejados
As vendas pela internet durante a Black Friday deste ano, entre 28 e 29 de novembro, devem render R$ 3,07 bilhões, uma alta de 18% na comparação com a edição 2018 do evento que foi importado para aquecer o comércio.
A se confirmar a previsão da firma global de mensuração e análise de dados Ebit|Nielsen, será a primeira vez que o faturamento online no evento vai superar a marca de R$ 3 bilhões.
De acordo com o levantamento, realizado em setembro, a quantidade de compras neste ano pode subir 15% em relação ao ano passado, chegando a 4,91 milhões de transações, com um ticket médio 3% maior, de R$ 626.
E esse faturamento no e-commerce pode representar até 5% do total do ano para o segmento. Ainda segundo a pesquisa Ebit|Nielsen, 85% dos consumidores deixaram de efetuar uma compra online este ano porque preferiram aguardar os descontos na Black Friday.
Natal antecipado
Além de estarem cada vez mais aderindo às compras nessa data sazonal, os brasileiros demonstram que boa parte dessas aquisições se destina ao Natal.
Em 2019, 44% dos entrevistados declararam que o evento servirá para garantir presentes, 3 pontos percentuais a mais que em 2018.
A maioria (78%) desses mimos são para os próprios compradores, mas também vão se dar bem familiares (29%) e outros amigos e colegas (20%).
O levantamento informa que 47% dos consumidores acredita que os descontos são melhores no dia da Black Friday e detalha ainda que, em 2018, 63% das compras foram realizadas de fato na sexta-feira, contra 29% antes da data e 24% depois dela.
Fonte: Valor Investe