André Carvalhal falou do novo jeito de fazer marketing usando as mídias sociais na Mostra Moda 2015.
Mais de 150 pessoas participaram ontem da palestra com o publicitário, jornalista e responsável pelo marketing e a geração de conteúdo da marca Farm, André Carvalhal. Com o tema “Como utilizar as novas ferramentas do Marketing de Moda para alavancar as vendas”, ele prendeu a atenção do público formado em sua maioria por estudantes dessa área, estilistas, lojistas e representantes da Diretoria da CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda) e do Sebrae Médio Paraíba, realizadores desse bate-papo que faz parte da programação da Mostra Moda 2015.
Carvalhal fez uma viagem no tempo falando sobre as evoluções tecnológicas e a influência dela na propaganda e no comportamento do consumidor, falando da necessidade de mudanças para conseguir levar a mensagem que se deseja passar até o público-alvo. Numa linguagem de fácil compreensão, citou exemplos que se tornaram bem-sucedidos como da Chanel, que criou uma loja em pleno deserto e que virou ponto turístico, sendo levada para o mundo inteiro. Uma das ações da Farm citada pelo publicitário foi a parceria com a Adidas no período da Copa do Mundo.
“Temos que encontrar novas formas de atrair as pessoas, respeitando o que elas são e não transformando as no que as marcas desejam. Criamos um espaço, que serviu de ponto de encontro, e ficou cheio todos os dias. A informação está cada vez mais rápida com as redes sociais e, por isso, precisamos inovar para acompanhar essa velocidade”, explicou. Ele aproveitou para divulgar o seu livro “A moda imita a vida”, que fala justamente sobre essa aproximação maior com a realidade das pessoas e as novas ideais que precisam ser discutidas.
Antes da palestra, o publicitário também bateu um papo com blogueiros e colunistas sociais sobre essa relação do marketing com as mídias sociais. “Tenho três pessoas na minha equipe só para cuidar do facebook, instagram e snapchat, por exemplo, além de outros profissionais que cuidam da imagem da empresa junto a outros públicos”, comentou.
A presidente da CDL-VR, Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a Dorinha, falou da importância de trazer um profissional conceituado do setor de moda para a região. “Dividir esse conhecimento, toda essa experiência, com uma visão atual do uso das redes sociais é fundamental para o setor de comércio de vestuário. São palestras que, na maioria das vezes, acontecem só em capitais e com a correria do dia a dia, não dá para ficar indo ao Rio ou São Paulo. Nossa ideia, foi promover esse encontro entra lojistas e apaixonados pela moda com um profissional tão competente que tem oito anos de Farm, dos quais sete no comando da comunicação de uma das marcas mais famosas do país”, acrescentou.
A gestora de Projetos do Sebrae Médio Paraíba, Marilza Dutra Reais, destacou também a escolha do tema e de André Carvalhal para a Mostra Moda. “Falar de moda, sem ter uma pessoa que vive isso todo dia para aumentar as vendas por meio da informação, não teria o mesmo efeito. A nossa escolha foi acertadíssima, com sucesso de público e muito conhecimento passado. Despertou tanto interesse, que mal se ouvia as pessoas respirando, todo mundo ligado no conteúdo apresentado por ele. E as pessoas podem esperar porque até o fim do ano, teremos outras palestras, tão boas quanto a dele”, comentou.
A palestra foi ministrada no Espaço de Eventos da CDL-VR, no bairro Aterrado, onde os convidados também participaram de um coquetel e de sorteios com prêmios oferecidos pelo Sicoob (Sistema de Cooperativas de Créditos do Brasil, que deu um tablet, e do salão Scenário Hair, que presenteou os sorteados com serviços de pele, cabelo e manicure. Tudo sorteado por André Carvalhal, que fez questão de colocar a mão na urna e anunciar os vencedores.