Grande parte da população masculina é atingida pelo câncer de próstata, e cerca de 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista. Em 2014 foram registradas 12 mil mortes em decorrência da doença em função da descoberta em estágio avançado. Com isso, a campanha Novembro Azul tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção. A FCDL Rio de Janeiro e as CDLs do estado se uniram para aderirem o movimento e informar os lojistas sobre a doença.
De acordo com o urologista, Dr. Maurício Raffide que atua nos municípios de Barra Mansa e Volta Redonda, o câncer de próstata é o segundo que mais incide no homem, ficando atrás somente dos tumores de pele. “A campanha Novembro Azul vem para mostrar à população que é necessário fazer o diagnóstico precoce, descobrindo a doença logo no início, o que aumenta as chances de cura através dos tratamentos”.
A alimentação inadequada também pode influenciar como o consumo de gordura de animal, e o não consumo de frutas, legumes e verduras. Para os homens acima de 45 anos é necessário fazer os exames de rotina, e para aqueles que possuem familiares que já tiveram a doença, a orientação é que sejam feitos mais cedo. “A hereditariedade é um risco que pode contrair o câncer. Por isso, é importante fazer o exame de sangue de PSA (Antígeno Prostático Específico); o de toque retal que é rápido de fazer e indica alguma alteração na próstata; e o ultrassom transretal. A partir desses exames é possível então fazer o diagnóstico”, ressaltou Raffide.
Para o presidente da FCDL Rio de Janeiro, Marcelo Mérida, a prevenção contra o câncer de próstata é um assunto que deve ser tratado com naturalidade entre os homens. “Queremos levar aos lojistas e consumidores a importância de se prevenir, tirando um tempo para fazer o exame de rotina e até mesmo os demais exames. Ter a consciência que é necessário procurar um médico com mais frequência”, ressaltou.
Durante o mês de novembro a Federação utilizará em suas redes sociais um material de divulgação em incentivo a campanha.