Pare para pensar: qual foi a última vez que você treinou a sua equipe?
O empreendedor que almeja crescer e ampliar o seu negócio, sabe que precisa de colaboradores engajados, funcionários certos e nos lugares certos.
Para receber e atender bem aos clientes externos, é primordial uma atenção redobrada com os clientes internos e um cuidado especial com as cinco ações abaixo:
1) CONTRATAR
– Atitude: contrate atitude, depois você treina a habilidade. É fundamental perceber se as atitudes do funcionário convergem com os valores da empresa.
– Referências: outra dica indispensável é ligar para os empregos anteriores, principalmente para perguntar quais eram os pontos fortes e pontos fracos. Isso é essencial para saber se você suportará aquele defeito. Outro dia mesmo, um líder ligou num emprego anterior e escutou que aquele funcionário era muito engajado com as metas, mas apresentava como ponto negativo seguidos atrasos em reuniões e chegada no trabalho. Há líderes que não se incomodam com o atraso se ele atingir as metas, já para outros, o atraso é inaceitável.
– Tendência: fique atento à tendência cada vez maior de substituir os extrovertidos pelos introvertidos, afinal, o primeiro se concentra em falar bastante, já o segundo escuta mais e fala menos, mas de forma mais assertiva.
2) TREINAR
Pare para pensar. Qual foi a última vez que você treinou a sua equipe?
– Hábito: lembre-se: só se conquista a excelência com qualificação constante.
– Quem: treine os novatos e, principalmente, os veteranos. Quem acha que sabe tudo não sabe nada. Utilize o treinamento como uma ferramenta de desenvolvimento, não apenas um ato de correção.
– Como: há várias formas simples e baratas de treinar o pessoal. Pode ser em palestra, curso online, páginas de livros, trechos de filmes (chamado/cine pipoca) e até com mensagens diárias via WhatsApp.
– Clima: torne o treinamento um entretenimento, ou seja, agregue conhecimento de uma forma alegre, descontraída e interessante.
3) MONITORAR
O que não é mensurado não pode ser gerenciado. O líder precisa estabelecer metas, apoiar a equipe e cobrar resultados.
O acompanhamento da equipe pelo empreendedor é essencial para que cada colaborador possa saber claramente o que a empresa espera dele e, consequentemente, possa agigantar seu desempenho.
Reuniões participativas com foco na solução colaboram para um maior comprometimento do funcionário e, o monitoramento dos resultados, impede que qualquer uma das partes seja pega de surpresa no caso de uma má performance.
Certa vez, meu ex-chefe disse: “Erik, eu nunca mando ninguém embora, eu apenas comunico o que ele já sabe que vai acontecer”.
4) MOTIVAR
Ninguém motiva ninguém, na verdade, o que ocorre é uma automotivação, mas o líder pode sim criar um ambiente motivador para que as pessoas que atuam com ele possam se automotivar.
Há 3 grupos de pessoas e o líder deve nortear suas ações para cada perfil:
– Realização: são aqueles que se motivam com o desafio, são apaixonados por recordes e precisam de fatos novos.
– Afiliação: zelam pela harmonia. Não adianta fazer para eles, faça para as pessoas que eles gostam, colegas de trabalho ou familiares.
– Poder: buscam crescer na organização. São motivados quando reconhecidos em público e agigantam seus resultados ao serem elogiados.
5) REMUNERAR
A remuneração pode ser, fixa, varável, ou mista, ou seja, parte fica e parte é comissionada. A terceira opção costuma gerar melhores resultados, afinal, contratos baseados pela meritocracia e prêmio por desempenho, costumam impulsionar a performance do colaborador.
Não se limite a pagar uma comissão uniforme. Se possível, comece a variar os percentuais, podendo pagar uma comissão menor para os produtos e serviços de fácil comercialização ou de baixa lucratividade, e ampliando o percentual quando o item tiver uma maior rentabilidade para a empresa.
Seguindo esses 5 passos, a chance de compor uma equipe de sucesso é bem maior para poder delegar, dar autonomia para eles decidirem, afinal, quem pretende crescer sabe que precisa de gente boa para poder delegar. Reter talentos e empoderar a equipe será primordial para quem deseja crescer profissionalmente e alavancar o seu negócio.
Erik Penna – Palestrante motivacional, especialista em vendas com qualificação internacional, consultor e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10”, “21 soluções para potencializar seu negócio”, “Atendimento Mágico – Como Encantar e Surpreender Clientes” e “O Dom de Motivar na Arte de Educar”. Saiba mais sobre motivação e vendas em: www.erikpenna.com.br
Fonte: Administradores.
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