Frete Grátis: despachando a crise

No atual momento de instabilidade econômica pela qual o país atravessa é imprescindível que os varejistas adotem medidas estratégicas para aumentar as vendas

Apesar da já conhecida popularidade e adesão às compras online, o frete grátis disponibilizado para os consumidores vem diminuindo gradativamente ano a ano. Em 2011, as vendas com frete gratuito somavam 66%, enquanto que no ano passado atingiu o menor patamar dos últimos anos, caindo para 39%, de acordo com dados do E-bit. E os consumidores começaram a assumir os custos de entrega, que varia de 10% a 15% do valor do produto. Fatores como região, peso, operação e logística encarece o envio de mercadorias, sendo o frete o segundo maior custo na operação.

 A diminuição do frete grátis no e-commerce impactou também nas vendas e contribuiu para o aumento do abandono de carrinhos no varejo online. Segundo levantamento da consultoria Econsultancy, um dos principais motivos para a desistência de compras na internet é o alto valor do frete, que corresponde a 55% da taxa de abandono.

No atual momento de instabilidade econômica pela qual o país atravessa é imprescindível que os varejistas adotem medidas estratégicas para aumentar as vendas. Um desses meios justamente é o frete grátis, que pode ser usado como estratégia de vendas para motivar os consumidores a comprarem mais.

A solução seria a criação de um movimento entre os lojistas virtuais para a realização de uma data sazonal de descontos no frete seria de extrema importância para estimular as vendas. Nos Estados Unidos esse tipo de evento já é tradicional e acontece há nove anos, onde é chamado de Free Shipping Day.

O portal Busca Descontos, idealizador do Black Friday no Brasil, trouxe o evento Dia do Frete Grátis, com o objetivo de popularizar o evento no país. A data é uma oportunidade para os consumidores conseguiriam economizar valores que podem passar dos R$ 500,00 no valor das compras, e isso também ajudaria a movimentar a economia. Com a tendência de diminuição do Frete Grátis no dia a dia, a data pretende se consolidar como um forte atrativo para os consumidores.

Ricardo Bove – Diretor geral no Brasil do grupo europeu LeadMedia, responsável pelo site Busca Descontos e big dates nacionais, como BlackFriday.com.br, Dia do Frete Grátis e Brasil Game Day.

Fonte: Administradores.

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