A capital fluminense sediou mais uma edição do PNDV
Mais uma edição do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) foi realizada na última quarta-feira (3), no Rio de Janeiro, no Hotel Windsor Florida. Pela segunda vez, a capital fluminense sediou um evento do Programa e contou com a participação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL/RJ) e das CDLs do estado. A ação teve como foco a elaboração de propostas de políticas públicas para as estratégias de estruturação das demandas do varejo na agenda governamental.
Diante da crise econômica e de segurança pública que o estado do Rio de Janeiro atravessa atualmente, o presidente da FCDL/RJ, Marcelo Mérida, ressaltou a importância da presença das CDLs fluminenses no evento e da participação de todos. “Em meio a tantas incertezas econômicas, ações que promovam um esforço coletivo e simultâneo para fortalecer e organizar as lideranças no Brasil devem ser apoiadas por todos. O PNDV se torna em campo fértil para o planejamento e execução de propostas que favoreçam e desenvolvam vantagens competitivas ao setor varejista brasileiro. Esse evento revigorou nossa convicção que estamos no caminho certo”, destacou Marcelo Mérida.
O presidente da CDL Paraíba do Sul, Daniel Pereira, representou a entidade no encontro e garante que os resultados serão positivos para todo o setor. “Foram abordados diversos temas, como segurança pública, questões tributárias e desburocratização, sempre com foco em políticas públicas que contribuam com tais questões em benefício do varejo e da sociedade em geral”, afirmou.
O PNDV é uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e foi lançado em outubro do ano passado. Tem o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor. Serão realizadas ações em todas as regiões do país, atingindo mais da metade dos estados.