O Varejo prevê mais um aquecimento nas vendas do comércio eletrônico com a aproximação do Dia dos Pais. Em 2022, a Meta observou um aumento de 37% dos pedidos via e-commerce na data, em comparação ao ano anterior, com ticket médio de R$ 425,32 entre os consumidores. A movimentação do varejo digital promete continuar no período do Dia dos Pais deste ano, em que 63% dos respondentes da pesquisa pretendem comprar algum presente para a figura paterna.
Já o levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas, aponta que 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Na prática, isso significa que aproximadamente 110,5 milhões de pessoas devem presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto, um aumento numérico de 8,7 milhões na estimativa deste ano, quando comparado ao ano passado.
A Botmaker, plataforma de Inteligência Artificial, destaca como as estratégias de remarketing podem aumentar as vendas via atendimento automatizado na data comemorativa.
“Imagine que robôs são capazes de colocar um negócio para conversar com qualquer internauta do planeta. São mais de 5 bilhões de usuários ativos, em um público-alvo que se transforma em todo mundo e pode ser segmentado a partir da base de dados. 24 horas por dia, 7 dias por semana, para falar sobre qualquer coisa e vender por meio de conversa. Os chatbots podem ser instalados em mais de 20 canais, que incluem websites, todos os aplicativos de conversação e até mesmo as caixas de som da Apple, da Amazon e do Google. Seja texto, áudio ou imagem, o bot compreende e responde por meio da linguagem natural. Ter todo esse aparato torna grandes movimentações sazonais menos desafiadoras e mais lucrativas”, declara Julio Zaguini, country manager da Botmaker Brasil.
Alfredo Bitencourt, Head de Vendas da Botmaker no Brasil, lista cinco benefícios do chatbot em campanhas de remarketing para o Dia dos Pais. Confira:
Desenho da jornada de compra
A partir do primeiro contato com o cliente, a plataforma do e-commerce recebe informações essenciais pelo formulário de geração de leads, que podem ser usadas futuramente. Todos esses dados são salvos em diferentes variáveis e podem ser integrados na plataforma de criação de chatbots. A alimentação de informações sobre cada usuário, como nome, motivo de contato e preferência, por exemplo, ajuda o negócio a desenhar o fluxo do cliente para novas campanhas.
“Em vez de apenas buscar por novos leads, um contato já salvo ou importado pode ser retomado para a nova campanha de vendas de Dia dos Pais de forma estratégica, inclusive considerando diversos canais pela omnicalidade”, afirma Alfredo Bitencourt.
Segundo o estudo da consultoria The Harris Poll, os sites brasileiros de e-commerce deixam de ganhar R$ 1,6 trilhão ao ano por vendas perdidas durante a má gestão da jornada de compra dos clientes.
Campanhas mais personalizadas
O executivo destaca que o grande diferencial para o sucesso das campanhas do varejo online está na experiência personalizada do consumidor.
“Com o tagueamento dos usuários durante a jornada de compras passadas, é possível criar estratégias de vendas mais direcionadas aos respectivos interesses. Quanto mais variáveis inclusas na plataforma do chatbot, maior a segmentação do grupo de usuários. Essa iniciativa permite uma comunicação interativa e fluida, com mensagens condizentes ao perfil do consumidor. Imagine que o cliente comprou uma camiseta em promoção no Dia dos Pais do ano anterior. O chatbot pode entrar em contato com uma proposta de renovar o guarda-roupa do pai para 2023”, explica Alfredo.
Diminuição da taxa de abandono do carrinho
Os consumidores (78%) costumam abandonar o carrinho em compras online, de acordo com estudo do Opinion Box. Esse é um dos principais desafios do e-commerce, que pode ser gerenciado ao aliar a tecnologia do chatbot com estratégias de remarketing.
“O cliente em potencial não pode ser esquecido na jornada de compra, já que os dados armazenados podem gerar novas abordagens para que o processo seja retomado. Exemplo: ‘Ainda tem interesse no produto x? Durante a campanha de Dia dos Pais, você pode adquirir por x% de desconto!’”, diz o executivo.
Segundo a Botmaker, a tática diminui significamente a taxa de abandono do carrinho.
Proatividade
Para impactar o público desejado com promoções sazonais, a proatividade se torna um fator diferencial na divulgação. Alfredo destaca a implementação de uma ferramenta específica para campanhas proativas de remarketing: “Em vez de esperar que o cliente entre em contato com a empresa, a Botmaker oferece a funcionalidade chamada Notifications Engine, que permite que o chatbot inicie e provoque a conversa a partir de configurações prévias de abordagem e segmentação. Esse tipo de automatização também é utilizado para retomar compras não finalizadas”.
A ferramenta pode ser inserida no atendimento de diversos canais, como WhatsApp Business Platform, Messenger, Google Business Messages, Apple Messages for Business e entre outros.
Rapidez e eficiência no atendimento
Durante as sazonalidades, o varejo precisa se preparar para atender a altas demandas, sem prejudicar a qualidade da experiência do consumidor. O atendimento via chatbot pode auxiliar os atendentes humanos tanto no primeiro contato para tirar dúvidas, quanto buscar proativamente pelos usuários já conhecidos, com direcionamento estratégico dos produtos mais convenientes.
“Datas especiais pedem um cuidado ainda maior dos varejistas nas compras online, para que os clientes não se sintam negligenciados e consigam obter informações de maneira rápida e eficiente. Além disso, o remarketing ajuda a direcionar os esforços para as pessoas com maior potencial de conversão em compras”.
O tempo de implementação do chatbot para sites e e-commerces varia conforme o número de integrações de sistemas e complexidade do fluxo do cliente.
“Um projeto de atendimento automatizado pode demorar de 2 semanas a 2 meses, aproximadamente. Estes projetos podem ser implementados tanto em grandes empresas como nos varejos de médio e pequeno porte. Ainda dá tempo de automatizar os processos a fim de fortalecer as vendas do Dia dos Pais”, finaliza Bitencourt.
Fonte: Varejo SA