Representantes da FCDL/RJ participam da Assembleia Geral da CNDL em Brasília

Evento contou com a presença de lideranças do sistema de todo o país.

 Aconteceu nesta quinta-feira (18), em Brasília, a Assembleia Geral Ordinária da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Entre os temas destacados e apresentados na reunião, que contou com a presença de líderes de FCDLs e CDLs de todo o país, estavam a previsão orçamentária, o Dia de Liberdade de Impostos, os eventos Construção de Líderes e NRF 2019, além de atualizações estatutárias.

O presidente da FCDL/RJ, Marcelo Mérida, participou da assembleia acompanhado por diretores da entidade e representantes do movimento lojista fluminense. O presidente da CNDL, José César da Costa, apresentou o balanço das atividades realizadas nos sete primeiros meses de gestão. “Foram mais de cem reuniões com parlamentares, ministros, autoridades e entidades ao longo desse período e ainda há muito a ser feito. Procuramos representar o varejo com o cuidado que merece, já que o setor representa 73,2% do Produto Interno Bruto e é um dos motores da recuperação econômica nacional”, ressaltou Costa.

Roque Pellizzaro, presidente do SPC Brasil, destacou a importância dos indicadores e estudos desenvolvidos pela entidade. “Estes materiais são fundamentais para entender cada momento econômico do país e como os brasileiros enfrentam os períodos. Para se ter ideia, começamos com uma economista part-time e atualmente nossa equipe é composta por seis pessoas que produzem as pesquisas e analisam os dados, fazendo os recortes que possibilitam uma leitura adequada do cenário brasileiro”, explicou Pellizzaro.

O novo convênio firmado entre CNDL e Sebrae, que dará continuidade às atividades iniciadas no Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) foi apresentado aos diretores do Sistema. O projeto percorrerá o Brasil ao longo de dois anos levando qualificação a líderes para atuarem como protagonistas na proposição de políticas públicas relevantes para o setor.

Na oportunidade, a CDL Jovem apresentou os resultados da última edição e destacou a continuidade do Impostossauro, personagem que traduz a carga tributária brasileira: feroz e arcaica. A iniciativa pretende chamar a atenção para os altos tributos pagos pela população.

Em relação ao estatuto, a reunião atualizou pontos relevantes e incorporou ao texto a governança corporativa, conjunto de processos por meio do qual uma empresa ou entidade é dirigida, prática já executada pela CNDL. Também inclui o Relacionamento Institucional e Governamental (RIG), uma das bandeiras do Sistema para a proposição de políticas públicas efetivas para o setor de comércio e serviços.