FCDL-RJ Itinerante em Penedo integra CDLs do Estado do Rio

O projeto “FCDL-RJ Itinerante” está sendo realizado na cidade de Penedo, de 6 a 8 de setembro, com a troca de experiências e o debate de ideias para o fortalecimento do comércio, com palestras sobre o ambiente econômico do Estado do Rio e do Brasil.

“O movimento lojista é forte em todo o Brasil e no Estado do Rio por sua capacidade de se unir, pelo diálogo, pela busca de informações, pela troca de experiências e de visões, propondo caminhos para a expansão do comércio e para o fortalecimento econômico das cidades”, assinala Marcelo Mérida, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Campos dos Goytacazes (FCDL-RJ).

Para Marcelo, é importante o processo de “construção de ideiais a partir de histórias de sucesso vividas em diferentes realidades no comércio e no movimento lojista fluminense”. Neste aspecto, foram apresentados vários projetos e cases, como o de Campos, desenvolvida pela CDL presidida por Orlando Portugal, que revitalizou as vendas em agosto com a promoção “Centro a Mil”, envolvendo lojistas do Centro Histórico e Comercial da cidade.

Entre os vários intercâmbios realizados, o  presidente da CDL Resente, Emílio Castro, e o presidente da CDL Jovem da cidade, Léo, falaram sobre o projeto de palestras para jovens com o CDL nas Escolas. “É muito expressivo que as CDLs tenham,  cada vez mais, exercido esse papel, se envolvendo com o dia a dia das cidades, se tornando atores para a construção do desenvolvimento social e econômico”, pontua Marcelo Mérida.

O presidente da CDL de Nova Iguaçu, Claudio Rosemberg, no encontro FCDL-RJ Itinerante, em Penedo, falou sobre o projeto “Viva Nova Iguaçu”, sobre a campanha que busca criar o envolvimento e engajamento maior da população com as suas demandas, desafios e oportunidades de crescimento.

No projeto “FCDL-RJ Itinerante”, a Federação das CDLs trouxe a Penedo palestrantes de diferentes áreas. Renato Pavone, diretor de Certificação Digital do SPC Brasil, falou sobre ambiente econômico, desafios e expectativas para o comércio.

O consultor do Sebrae-RJ, Moisés Halabi, abordou o panorama econômico do Estado do Rio e os seus reflexos para o varejo, e consumo.