Estado do Rio segue reação do varejo no Brasil

As vendas no varejo cresceram 1,0% em julho de 2019 na comparação com o mês anterior (série com ajuste sazonal), informou nesta quarta (11) o IBGE, com o setor varejista recuperando o patamar próximo a junho de 2015, em que o Estado do Rio de Janeiro aparece com desempenho fortalecido, com crescimento de 2,7%.

É o terceiro resultado positivo seguido nesse tipo de comparação, o que representa um acréscimo de 1,6% no período. A média móvel do trimestre encerrada em julho (0,5%) mostrou aceleração no ritmo das vendas, quando comparada ao trimestre encerrado em junho (0,1%).

O presidente da Federação das CDLs do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Mérida, destaca que o comportamento do varejo fluminense seguiu a tendência nacional. “Isso mostra que a economia tem capacidade, de feitas as reformas necessárias, retomar viés de expansão, romper com a letargia, aumentar o poder de compra do brasileiro e impactar o comércio diretamente, gerando e mantendo postos de trabalho”, enfatiza Marcelo Mérida, presidente da FCDL-RJ.

O economista Ranulfo Vidigal destaca que o crescimento do varejo tende a se manter, “primeiro pela liberação da primeira parcela do décimo terceiro dos aposentados, que mobilizou o poder de compra de 20 milhões de brasileiros”.

E, em segundo, “pela liberação a partir dessa segunda-feira de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, R$ 20 bilhões, até o final do ano. Em terceiro, as datas pré-natalinas, Dia da Criança, Black Friday. E finalmente o décimo terceiro salário do setor privado e do setor público dos meses de novembro e dezembro”.

A perspectiva de correção da tabela do Imposto de Renda, complementa Vidigal, também deve impactar a expansão do varejo. “A correção da tabela de pessoa física da Receita Federal, para vigorar a partir de janeiro, pode incrementar a renda disponível das famílias e manter a curva de crescimento das vendas no varejo”, avalia o economista.

Na comparação com junho de 2019, o varejo teve resultados positivos em 19 das 27 unidades da federação, e o Rio de Janeiro foi destaque com 2,7%, ao lado de Mato Grosso (5,4%) e Bahia (2,4%).

Considerando o comércio varejista ampliado, no confronto com julho de 2018, a expansão foi de 7,6 %, com 25 das 27 unidades da federação apresentando variações positivas.

Quanto à participação na composição da taxa do varejo ampliado, novamente o Estado do Rio apresentou comportamento positivo com 9,2%, a exemplo de Santa Catarina (14,6%) e São Paulo (8,1%).

Fonte: Portal Fatore