FCDL-RJ cobra operação imediata dos bancos com Pronampe

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio (FCDL-RJ) está cobrando a entrada imediata em operação do Pronampe de bancos privados, para oferecer as linhas de crédito federais criadas para socorrer lojistas fluminenses, no âmbito da pandemia do Covid-19.

“Não é possível aceitar que os bancos privados se manifestem prontos para operar com o Pronampe apenas em 15 de julho, como foi informado. Precisamos de todas as instituições financeiras atuantes, os bancos públicos, as cooperativas de crédito e as instituições privadas. É inadmissível essa projeção de que os bancos privados só possam estar prontos para oferecer crédito em 15 de julho, porque até lá muitas micro e pequenas empresas já terão morrido”, alertou Marcelo Mérida, presidente da FCDL-RJ, lembrando que as medidas de isolamento e de restrições de operação afetaram severamente ao comércio, o setor mais prejudicado, com lojas fechadas, demissões, e empresas que encerraram suas atividades.

Marcelo Mérida se refere às declarações do assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, que considerou, pelas respostas a consultas feitas pela pasta, que a maioria dos grandes bancos interessados em aderir ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) deve começar a operação apenas em 15 de julho.

“Portanto, nós ainda estamos longe. Isso que eu fiquei angustiado. Mas não adianta, você tem um tempo de maturação”, disse o assessor especial Guilherme Afif, declarando a expectativa do governo federal de prorrogar de 90 dias para 180 dias o prazo para tomada dos empréstimos.

Os recursos do Pronampe podem ser utilizados pelas empresas para capital de giro ou investimentos. O programa é amparado pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO), com prazo de até 36 meses, carência de até 8 meses e taxa de juros composta de Selic mais 1,25% ao ano.

Fonte: Assessoria com Valor Econômico