Declarar o Imposto de Renda com antecedência: confira 3 benefícios para os contribuintes

Declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física 2023 com antecedência traz diversas vantagens para o contribuinte.

Segundo a especialista em Imposto de Renda do aplicativo Grana, Renata Grosman, a principal vantagem de declarar com antecedência é obter a restituição mais cedo. “Quem declara antes, recebe antes”, afirmou Renata. A especialista conta que o aplicativo Grana está preparado para atender seus assinantes com a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023 a partir de hoje, 15 de março de 2023. “Estamos prontos”, disse.

Na sequência do texto, logo após a imagem ilustrativa confira os 3 benefícios de realizar a Declaração com antecedência, na visão de Leonardo Oliveira, diretor executivo da NTW Resende, unidade da rede NTW Contabilidade e Gestão Empresarial.

Benefícios de entregar a Declaração com antecedência

A Declaração de Imposto de Renda começou hoje, 15 de março de 2023, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda no site da Receita Federal. A Declaração deve ser apresentada ao Governo anualmente, e no documento contém todas as despesas e valores ganhos da pessoa física no ano anterior. Ao deixar de realizar a declaração, ou ela ficar incompleta, é provável o pagamento de multa.

“Antes de iniciar o processo da Declaração, é necessário verificar se você se encaixa na faixa de obrigatoriedade, caso o retorno seja positivo, poderá partir com o preparo da documentação”, afirmou Leonardo Oliveira, diretor executivo da NTW Resende, unidade da rede NTW Contabilidade e Gestão Empresarial.

Correção e ajustes

Leonardo explica que quando você faz a Declaração do seu Imposto de Renda com antecedência, pode corrigir quantas vezes quiser até o prazo final, dia 31/05. Ou seja, se feito antes, o contribuinte terá tempo de revisar e encontrar possíveis erros que poderão ser corrigidos e ajustados e assim não cair na malha fina.

Fila de Restituição

De acordo com o contador, um dos principais benefícios de declarar antecipadamente o Imposto de Renda é que, quanto mais cedo você declarar, mais cedo entrará na fila de restituição.

Preparação para eventuais gastos

Em alguns casos, mesmo com toda documentação certa e a declaração feita dentro dos prazos estabelecidos, eventualmente, o contribuinte terá que pagar algum complemento do Imposto de Renda devido, ou seja, uma parte adicional ao que já foi recolhido anteriormente.

Ao realizar com antecedência, o contribuinte terá um tempo hábil maior para se planejar com esse gasto extra. “Além dos benefícios, também é importante ressaltar que deixar para a última hora impõe o risco de cair na malha fina, pagar multa e não receber a restituição” finaliza Leonardo.

Fonte: Grana Capital