CNDL manifesta repúdio ao aumento da alíquota do ICMS

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) manifesta total repúdio ao aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sugerido pelo executivo de diversos estados.

A CNDL entende que a proposta vai impactar diretamente no maior gerador de emprego e renda do país: o setor de Comércio e Serviços, que já é responsável pela maior parte da arrecadação de ICMS.

No momento em que o Brasil discute saídas para o combate à miséria e para a recuperação econômica, decidir por uma medida que afeta os preços de produtos e serviços é andar na direção contrária aos interesses da população mais fragilizada.

Caso o aumento do ICMS seja efetivado, não tardará para que os efeitos do imposto sejam sentidos negativamente no custo de vida e nos índices de inflação.

É chegada a hora dos governantes encontrarem soluções efetivas para a questão da arrecadação, levando em conta a diminuição de gastos nos estados e, principalmente, aderindo à luta por uma Reforma Tributária ampla, justa e que aponte para a simplificação e o aumento de produtividade.

Fonte: CNDL