Vendas do varejo sobem em outubro e têm 6º mês seguido de alta, diz IBGE

Setor passou a acumular avanço de 1,6% no ano e de 1,8% nos 12 meses encerrados em outubro

O volume de vendas no varejo restrito — que exclui o comércio de automóveis e de materiais de construção — apresentou leve alta de 0,1% em outubro, frente a setembro, feitos os ajustes sazonais, mostram dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o pequeno avanço, o varejo completa seis meses consecutivos de aumento das vendas. Em setembro, o setor havia registrado crescimento de 0,8%, na comparação a agosto, dado revisado de uma alta de 0,7% anteriormente divulgada.

A leitura do mês veio ligeiramente acima da mediana das estimativas de 32 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, de estabilidade. O intervalo ia de queda de 0,6% a aumento de 0,7% nas vendas no mês.

Na comparação a outubro do ano passado, o varejo restrito cresceu 4,2%. Dessa forma, o setor passou a acumular avanço de 1,6% no ano e de 1,8% em 12 meses encerrados em outubro.

O IBGE também informou que a receita nominal (que não desconta a inflação) do varejo restrito cresceu 0,5% na passagem de setembro para outubro, pela série com ajuste sazonal. No confronto a outubro do ano passado, a receita aumentou 5,2%.

Varejo ampliado

O volume de vendas no varejo ampliado — que inclui o comércio de automóveis e material de construção, além de mais oito ramos do varejo — cresceu 0,8% em outubro, na comparação a setembro, descontados os efeitos sazonais.

As vendas de veículos, motos, partes e peças cresceram 2,4% no mês, frente a setembro, ao passo que as venda de material de construção avançaram 2,1%.

Quando comparado a outubro de 2018, o volume de vendas do varejo ampliado teve forte crescimento de 5,6%. O indicador acumula alta de 3,8% no ano e também de 3,8% nos últimos 12 meses.

Fonte: Valor Investe