PMI Composto do País avança a 54,6 em junho, após 49,2 em maio

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto do Brasil subiu de 49,2 em maio para 54,6 em junho, divulgou nesta segunda-feira, 5, a IHS Markit. A taxa de expansão foi a maior desde outubro de 2020, com crescimento disseminado nos setores de produção e de serviços.

O PMI do setor de Serviços, que integra o Composto, voltou ao território de expansão e foi a 53,9 em junho, após 48,3 em maio, aumento mais significativo desde janeiro de 2013. O número é resultado da flexibilização das restrições da pandemia, do avanço da vacinação e do crescimento do índice de novos negócios, reforçado por uma expansão recorde da série nas vendas internacionais.

O índice de novos pedidos do setor privado teve o segundo aumento mensal consecutivo, e a taxa de expansão ultrapassou a média de longo prazo. O índice de emprego, puxado pelos fabricantes de produtos, cresceu no ritmo mais rápido em cerca de nove anos e meio, depois de cair em todos os meses do ano até maio. Em serviços, o crescimento nos postos de trabalho foi o maior desde janeiro de 2020, depois de seis meses consecutivos de redução.