Inflação desacelera para 0,21% em janeiro, no menor resultado para o mês desde 1994

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou para 0,21% em janeiro, após avançar 1,15% em dezembro, divulgou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou bem abaixo da mediana das projeções de 41 consultorias e instituições financeiras que participaram do levantamento do Valor Data, de alta de 0,35%, com intervalo das projeções de +0,28% a +0,56%. Foi também o menor IPCA para o mês desde o início do Plano Real, em 1994.

A inflação acumulada em 12 meses passou de 4,31% em dezembro para 4,19% em janeiro. Para esse indicador, a mediana das projeções apontava para 4,34%.

O índice segue acima do centro da meta de inflação, de 4% neste ano — a meta tem margem de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos. Na quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) cortou a taxa básica de juros, a Selic, para 4,25% ao ano.

Nesta sexta-feira, o IBGE divulga pela primeira vez o IPCA com a nova cesta de bens e serviços baseada no resultado da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, que atualizou os hábitos de consumo, despesas e renda das famílias.

Com a mudança de ponderação a partir de janeiro, o índice acumulado em 12 meses deixa de ser disponibilizado no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra) até completar 12 leituras, o pode pode ter gerado erros em sistemas automatizados.

O IPCA mede a inflação de famílias com renda de um a 40 salários mínimos, abrangendo dez regiões metropolitanas do país e mais seis municípios.

Fonte: Valor Econômico