Dia Livre de Impostos une setores contra tributação abusiva

O Dia Livre de Impostos (DLI), um movimento nacional contra a tributação abusiva no Brasil e que será realizado no dia 27 de maio, foi pauta de reunião híbrida promovida nesta segunda-feira (10) com a diretoria da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ) e o presidente da Frente Parlamentar do Varejo, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro.

O presidente da FCDL-RJ, Marcelo Mérida, explica que o DLI é uma campanha que avança na mobilização da sociedade civil e da população na exposição da “covarde e cruel carga tributária brasileira, que sufoca os setores produtivos, retarda o crescimento e que se agrava em um cenário de pandemia, com restrição de crédito e ausência de medidas efetivas de apoio”.

O encontro foi realizado de forma remota, por link de conferêcia de internet, e presencialmente, com particpantes reunidos na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Volta Redonda. Na pauta, o processo de interlocução juntos a esferas do Legislativo e Executivo, do Estado e de municípios fluminenses, para expandir a participação e o alcance do Dia Livre de Impostos.

Na reunião híbrida de hoje, organizada com apoio do Diretor Jovem da FCDL-RJ, Adelmo Pazinni, o encontro debateu medidas de integração. Pazinni é um defensor do DLI, como uma ferramenta para a “conscientizar comerciantes e consumidores da alta carga tributária que impacta negativamente o avanço das empresas e o orçamento do consumidor”.