Dia Livre de Impostos em 27 de maio contra alta carga tributária

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a coordenação nacional da CDL Jovem são as responsáveis pela realização em todo o Brasil, com apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio (FCDL-RJ), na próxima quinta-feira do Dia Livre de Impostos (DLI), uma ampla mobilização contra a abusiva carga brasileira, a modernização e simplificação dos processos existentes, com grito de alerta por reformas tributárias e fiscais urgentes.

A adesão ao DLI é feita através da plataforma digital www.dialivredeimpostos.com.br, com descontos correspondentes aos impostos que seriam cobrados em determinados produtos, acarcados pelos empresários, que em alguns casos por ir a 70%, para mostrar o peso dos tributos e taxas no Brasil, que impactam negativamente o poder de compra dos consumidores e lojistas.

O presidente da FCDL-RJ, Marcelo Mérida, cita que o Dia Livre de Impostos nasceu no movimento lojista como uma “contribuição para o debate nacional sobre a Reforma Tributária, com um olhar diferenciado para a micro, pequena e média empresa, e a sua capacidade de geração de empregos, distribuição de renda e de fomento da atividade econômica”.

A mobilização em torno do DLI visa conscientizar a população sobre a alta incidência do impostos pagos pelo empreendedor brasileiro na composição do preço final em cada produto e sensibilizar as autoridades para que o varejo consiga comercializar de forma mais simples. Mais de 1,5 mil lojistas estão cadastrados para a ação, o que abrange cerca de 214 cidades em 24 estados em todo país.