Volta Redonda sedia encontro do Rio + Varejo e debate economia do município

O presidente da FCDL/RJ, Marcelo Mérida, assinou carta de compromisso junto com outros representantes do varejo local e autoridades

O micro fórum Rio + Varejo, que debate desenvolvimento, comércio e empreendedorismo nos municípios do Estado do Rio, chegou a Volta Redonda na última terça-feira (17). Foram apresentados dados sobre o comportamento do varejo e o dinamismo da economia coletados por meio de estudo realizado pelo portal Fatore a pedido da FCDL/RJ e da CDL Volta Redonda. O objetivo do micro fórum é reunir a sociedade para buscar e mostrar caminhos possíveis para a retomada do desenvolvimento econômico do município e do Estado a partir da revitalização do comércio.

O estudo mostrou que Volta Redonda foi o município que perdeu menos vagas de empregos no Estado, que o varejo representa 38% dos estabelecimentos comerciais da cidade e que a projeção de crescimento para 2018 é boa, apesar do ano eleitoral conturbado. Foi assinada uma carta de compromisso que concede ao município o título de “Cidade parceira do varejo”. A carta foi assinada pelo presidente e pelo vice-presidente da FCDL/RJ, Marcelo Mérida e Fabiano Gonçalves, respectivamente, pelo presidente da CDL Volta Redonda, Adriano Santos, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Joselito Magalhães, entre outras autoridades presentes.

O presidente da FCDL/RJ explicou que o Rio + Varejo, organizado pelas empresas Fatore e Smartt Mídia, tem a finalidade atuar como um fórum permanente para fortalecer o comércio nos municípios, com o envolvimento dos poderes públicos e classe empresarial local. “São oportunidades de debatermos de forma local as questões que impactam todo o Estado e o país. Conhecendo as particularidades de cada município, podemos, juntos, desenvolver ações específicas e direcionadas para aquelas necessidades e, aos poucos, alcançarmos o objetivo de desenvolver todo o Estado”, destaca Marcelo Mérida.

Adriano Santos ressaltou a importância do encontro em defesa do varejo. “Além de conhecermos realmente o potencial da nossa cidade, teremos diversos índices que podem nos ajudar a traçar ações para o fortalecimento do setor de comércio de bens e serviços. O comércio também poderá utilizar esses dados para traçar estratégias de vendas e até rever conceitos, público-alvo, entre outras medidas que podem auxiliar de várias formas. E, para nós e para o Poder Público, podem ajudar a encontrar um caminho para o desenvolvimento econômico”, disse o presidente da CDL Volta Redonda.

Os encontros tiveram início no ano passado, com edições em Campos, Macaé e Rio das Ostras. O Rio + Varejo continuará percorrendo o Estado do Rio para debater, em cada município, o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) e discutir soluções comuns ao setor com a participação de agentes importantes em todo o processo.