PIB reforça boas perspectivas para varejo e construção

A surpresa positiva com o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2019 reforçou os prognósticos otimistas dos analistas do mercado financeiro com os setores de varejo e construção. Isso porque o consumo das famílias, com crescimento de 0,3% em relação ao primeiro trimestre e de 1,6% na comparação anual, e a construção civil interrompeu 20 trimestres seguidos de queda, com avanço de 2% frente ao segundo trimestre de 2018.

O economista-chefe do Modalmais, Alvaro Bandeira, acredita que varejo e construção devem apresentar melhoras mais consistentes em seus resultados nos próximos trimestres. Segundo ele, depois de dois anos de recessão, o consumo está represado, e uma parte da melhora do cenário pode estar ligado à necessidade de reposição.

Para o analista da Mirae Asset, Pedro Galdi, a demanda doméstica segue reprimida. Por isso, qualquer sinal de melhora acaba superando as expectativas, como aconteceu no segundo trimestre. “A perspectiva continua apontando para um quarto trimestre mais aquecido no consumo, até pela sazonalidade das festas de final de ano. Uma melhora representativa virá em 2020”, afirma o profissional.

O analista da Nova Futura Investimentos, Alexandre Faturi, mantém o otimismo em relação às varejistas. E lembra que as construtoras já devem sentir os benefícios dos financiamentos indexados pelo IPCA, com vendas maiores. “Com a constatação de que o setor teve performance acima da esperada no segundo trimestre, a perspectiva do setor fica reforçada”, diz Faturi.

Fonte: Estado de São Paulo