Fórum Sebrae Na Mesa vai reunir especialistas e chefs renomados em Volta Redonda

Nos dias 30 e 31 de agosto, os empresários de toda a cadeia de alimentação fora do lar têm encontro marcado na CDL de Volta Redonda para participar do Fórum Sebrae Na Mesa – Ganhando Mercado em Tempos de Crise, que vai reunir representantes de todos os segmentos de alimentação fora do lar (FoodService), incluindo restaurantes, bares, padarias, supermercados e outros, estima-se que o setor movimenta cerca de R$ 410 bilhões no Brasil. De acordo com o Sebrae/RJ, este segmento já representa 1/3 desse faturamento e deve superar 35% em 5 anos. O objetivo do evento é apresentar as últimas tendências para as empresas, trazer dicas de gestão, atendimento, tecnologia e inovação em tempos que as micro e pequenas empresas precisam se reinventar para continuarem competitivas, em um cenário onde o comportamento do consumidor está mudando e a retração econômica afeta diretamente os resultados das empresas. Além disso, o evento também trará como atividade um Encontro de Negócios para que as MPEs possam negociar e conhecer novos fornecedores visando a otimização das compras.

Grandes nomes da gastronomia estão confirmados no Fórum, como as chefs Bel Coelho (apresentadora do GNT, empresária, que cozinha buscando a identidade dos produtos locais, vai falar sobre cardápios do Brasil e impacto para as micro e pequenas empresas) e para tratar sobre Mercado, Tendências e Gestão, o consultor Sergio Molinari, fundador da Food Consulting e especializado nos estudos e tendências para o Foodservice.

O evento terá uma Mesa Redonda onde os empresários conversarão sobre o tema: Existe Receita para um Restaurante dar certo? Participarão Mônica Rangel, do Restaurante Gosto com Gosto e jurada do Programa da GNT Cozinheiros em Ação, que vai falar sobre como é gerenciar um pequeno restaurante que ficou em 1º lugar no Guia 4 Rodas por mais de 10 anos e trabalha com a identidade local; Kátia Barbosa, do Restaurante Aconchego Carioca, criadora do Bolinho de Feijoada e dona de várias micro empresas com posicionamentos de mercado, que vai abordar os temas Inovação e Desenvolvimento de Produto; e Fatima Anselmo, produtora orgânica, eleita uma das Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro, falará sobre os Orgânicos como Tendência no Mercado de Restaurantes,  já que atua em parceria com a distribuição de seus produtos para chefs como Claude Troisgros, Roberta Sudbrack, Teresa Corção, Frederic de Mayer, Jan Santos e Thiago Flores, entre outros, e teve que se reinventar após perder toda a sua produção e transferir a sua propriedade de local.

O evento também contará com uma Rodada de Negócios com 37 fornecedores representando 60 marcas, como: Tramontina, Nestlé Professional, Unilever, Arno, Ceraflame, Dohler, Oxford, Consul, Casa Valduga, Emulsint, Zambone, Elvi Cozinhas, dentre outros.

Estão programadas Oficinas Técnicas realizadas por chefs de cozinhas nas temáticas sobre Petit Gateau do Le Petit, Cafés Gelados e Quentes do Café Caramelo, Pães Especiais e Rústicos do Senai, Chocolates com o Chef Yuri Moita da Nestle Professional, Massas, Caldos e Sobremesas com a Chef Pollyanna Santos da Unilever Food Solutions, Camarão e Orgânicos com a Chef Ro Gouvea o Sebrae RJ.

E os participantes poderão contar ainda com Consultorias Coletivas sobre diversos temas como Finanças, Atendimento e Gastronomia; palestras técnicas; e oficinas gastronômicas. Fechando o evento no dia 31, também estão programados um Seminário de Crédito, com apresentações do Sebrae sobre o Fampe (Acesso a Serviços Financeiros e Garantia), além de representantes da Agerio, Banco do Brasil, Bradesco, BNDES e Caixa Econômica Federal, e um Painel sobre Soluções e Tecnologia abordando temas como Redes Sociais para Micro e Pequenas Empresas, desmistificando a promoção no ambiente Web, aplicativos de tradução de cardápio e Sistemas de Gestão de Restaurantes.

O Fórum é uma oportunidade para os fornecedores, que podem realizar negócios com todo o trade da região, e para os micro e pequenos empresários, que terão a chance de melhorar a gestão do negócio e obter conhecimentos técnicos fundamentais para superar a crise.

O Foodservice representa um importante setor no Estado do Rio de Janeiro e segundo a analista do Sebrae/RJ, Paola Tenchini, os 12 municípios do Médio Paraíba reúnem mais de 11 mil estabelecimentos ligados a alimentação. “O evento é uma excelente oportunidade para as micro e pequenas empresas poderem em um único espaço: negociar com grandes fornecedores do segmento, ter informações sobre tendências e gestão e ainda poder se qualificar e qualificar a sua equipe nas oficinas técnicas com chefs renomAdos, em atendimento ao cliente e muitos outros temas. O objetivo é trazermos conteúdo relevante em um período delicado do mercado onde os empresários precisam se motivar e se reinventar”, explicou.

O Fórum acontece na CDL de Volta Redonda (Rua Simão da Cunha Gago, 19 – Aterrado) e tem a parceria da Federação das CDLs, Sindicato de Bares e Restaurantes (Sindisul), CDL de Volta Redonda, Firjan e Sindicato da Panificação de Volta Redonda.

Outras informações podem ser obtidas no Sebrae em Volta Redonda – Avenida Paulo de Frontin 463, no Aterrado, pelos telefones 0800 570 0800/ (24) 3346-4323 / 3347-5845 ou ainda pelo email: contatovoltaredonda@sebraerj.com.br oupsilva@rj.sebrae.com.br .