FCDL/RJ participa de evento destinado ao desenvolvimento do varejo nacional

No dia 29 de março, o Rio de Janeiro recebe o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), e a FCDL/RJ apoia e incentiva o evento que acontece na capital do Estado. O PNDV é uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), duas das maiores instituições especializadas em pequenos negócios e varejo no Brasil

O evento acontece no Hotel Windsor Florida, no Flamengo, e tem como objetivo principal a qualificação de dirigentes do Sistema CNDL para gestão eficiente de suas entidades, com destaque para as estratégias de estruturação das demandas do varejo na agenda governamental. O seminário será conduzido por um consultor especialista em administração e gestão.

Lançado em outubro do ano passado, o PNDV foi desenvolvido com o objetivo de melhor o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de Políticas Públicas e do fortalecimento das lideranças do setor. Serão realizadas ações em todas as regiões do país, atingindo mais da metade dos estados.

Até o final do projeto serão investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado principalmente à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. Segundo o presidente da FCDL/RJ, Marcelo Mérida, a iniciativa é necessária para o fortalecimento do segmento varejista no Brasil. “A FCDL Rio apoia e participa integralmente de programas e projetos dessa magnitude. O papel das micros e pequenas empresas é ativo e impacta diretamente a geração de emprego e renda no país. Entendendo esse momento tão adverso economicamente, a promoção de iniciativas como essa, que visam o desenvolvimento e fortalecimento do segmento, devem ser comemoradas”, acredita Marcelo, que comemora a lotação máxima de 60 participantes e 26 CDLs fluminenses no evento.

O pensamento é compartilhado com o presidente da CNDL, Honório Pinheiro. “Nosso segmento possui valiosa participação na formação do PIB brasileiro e contribui de forma expressiva na geração de emprego e renda no País. É nítida a importância de se promover projetos e programas com foco no fortalecimento do segmento, que é formado em sua imensa maioria por micro e pequenas empresas”, destaca.

Todos os eventos vão contar com a participação de lideranças empresariais, dirigentes do Sistema CNDL e representantes do poder público. “O PNDV permite de forma organizada e qualificada a simplificação e acesso à políticas de desenvolvimento, além de gradativamente encorajar e preparar lideranças para propor novas medidas ao poder público, sejam elas de competência municipal, estadual e federal”, finaliza o gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick.