Produção industrial sobe em outubro e tem 3º mês seguido de alta

A indústria iniciou o quarto trimestre do ano em crescimento. O setor produziu 0,8% a mais na passagem de setembro para outubro, na série com ajuste sazonal da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se do terceiro mês consecutivo de crescimento da produção da indústria, acumulando alta de 2,4% no período. Sempre na série com ajuste sazonal, o setor havia avançado em agosto (+1,3%, revisado de +1,2% como divulgado anteriormente) e em setembro (+0,3%, sem alteração).

A leitura de outubro ficou em linha com as estimativas de 32 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data. O intervalo das projeções ia de estabilidade a alta de 1,4%.

Em relação a outubro de 2018, a produção industrial cresceu 1%. Apesar disso, o setor segue em terreno negativo no acumulado do ano (-1,1%) e nos últimos 12 meses (-1,3%).

O número positivo vem um dia após a indústria ter surpreendido no Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2019, com avanço de 0,8% frente aos três meses anteriores. O resultado do setor industrial ficou acima das projeções (+0,1%). O desempenho, porém, foi desequilibrado: enquanto o ramo de transformação veio no vermelho, as atividades extrativa e de construção foram os grandes destaques positivos.

Fonte: Valor Econômico