Encontro de CDLs integra o comércio em Rio das Ostras

O projeto “FCDL-RJ Itinerante” teve início nesta sexta-feira (22) em Rio da Ostras e segue durante o fim de semana, integrando dirigentes lojistas fluminenses, empreendedores, em um ambiente de discussão para os caminhos do fortalecimento do comércio e da economia no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio (FCDL-RJ), Marcelo Mérida, explica que a ideia de promover o projeto é “propor troca de experiências, informações e conhecimento, e discutir as recentes medidas que compõe o cenário econômico do país e do estado do Rio, e que se relacionam diretamente com o segmento do comércio”.

A presidente da CDL Rio das Ostras, Patrícia Valverde destaca a importância da agenda, para fortalecer os laços do movimento lojista, fomentar a expansão da atividade do comércio, discutir caminhos e soluções para o setor. No programa, encontros e demonstração de experiências de sucesso que beneficiaram o comércio e a economia nas cidades, desenvolvidos por CDLs, roda de conversas e troca de informações.
“Uma grande marca do movimento lojista é a interlocução com os diferentes setores e atores, sejam privados e públicos. Essa capacidade de ouvir diferentes opiniões e construir propostas de desenvolvimento tem muito a ver com o DNA de nossa atividade, com o comércio lidando com a ponta da cadeia produtiva todos os dias: o consumidor”, avalia o presidente da FCDL-RJ Marcelo Mérida, que ressaltando o trabalho da anfitriã do encontro, a presidente da CDL Rio das Ostras, Patrícia Valverde.

Marcelo Mérida destaca que o comércio em todo o Brasil e no Estado do Rio tem sido responsável pela manunteção e geração de novos empregos, e concentra a maior parte das micros e pequenas empresas do país. “Em outubro, o país registrou a abertura de 70 mil vagas de trabalho com carteira assinada e só no comércio foram criadas 43.972 oportunidades a mais do que as demissões. Isso é muito significativo e mostra a força da atividade, que merece mais apoio para crescer, com um sistema tributário mais simplificado, com menos impostos, mais crédito, e que pode ajudar o Brasil a crescer ainda mais”, diz Marcelo Mérida, presidente da FCDL-RJ.