Banco Central deve anunciar novas medidas para socorro às empresas

O Banco Central e os bancos oficiais devem anunciar nesta semana aperfeiçoamentos e novas medidas de crédito, destacou o Ministro da Economia, Paulo Guedes, em reunião ministerial no Palácio do Planalto, com a promessa de levar os recursos à ponta para micro, pequenas e médias empresas.

O ministro Paulo Guedes citou a injeção de R$ 15,9 bilhões no Fundo Garantidor de Operações (FGO), do Banco do Brasil, com o que o governo pretende destravar o crédito às micro e pequenas empresas. O FGO cobrirá até 85% das perdas das carteiras de crédito dos bancos nessas operações.

O ministro Paulo Guedes informou que 3,2 milhões de contribuintes do Simples que estão adimplentes receberão cartas informando-os da possibilidade de tomar o crédito. “Se o dinheiro não estava chegando na ponta, vamos empurrar até chegar”, afirmou o Ministro da Economia.

“Vamos desentupir os canais da linha de crédito para pagamento da folha de salários”, prometeu, observando que o governo destinou R$ 36 bilhões para essa linha, mas não houve demanda. “Os canais estavam entupidos”, disse o ministro.

Guedes fez um balanço das ações adotadas pela pasta desde o início da pandemia, citando entre outras medidas, o BEm, programa que conseguiu preservar 10 milhões de empregos por meio de contratos de salário reduzidos ou suspensos, com complementação de renda paga pelo governo.

No início da pandemia, disse, o crédito foi expandido bastante. “Os bancos privados expandindo até mais que os públicos, o que não é aceitável”, comentou. “Mas o Brasil todo estava sendo sufocado por falta de capital de giro e por isso lançamos novas camadas de crédito.”

Todas essas medidas pressionaram as contas públicas. “Mas ano que vem tudo volta ao normal”, afirmou. “O mais importantes serão os próximos passos e o presidente lançou esses passos.”

Estatuto FGO/Pronampe

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ),disponibiliza neste link o Estatuto do Fundo Garantidor de Operações (FGO) no escopo de suporte ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).