CDL Paraíba do Sul participa de seminário sobre eficiência em gestão

Evento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo aconteceu na capital fluminense

 

A CDL Paraíba do Sul foi representada pelo presidente Daniel Pereira no seminário do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), que aconteceu no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (29). O evento teve participação de representantes de diversas CDLs do Estado, do presidente da FCDL/RJ, Marcelo Mérida, e do presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

O evento foi destinado à qualificação de lideranças do Sistema CNDL para gestão eficiente de suas entidades, com destaque para as estratégias de estruturação das demandas do varejo na agenda governamental. O PNDV é uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), duas das maiores instituições especializadas em pequenos negócios e varejo no Brasil.

Para o presidente da FCDL/RJ, a iniciativa é necessária para o fortalecimento do segmento varejista no Brasil. “A FCDL Rio apoia e participa integralmente de programas e projetos dessa magnitude. O papel das micros e pequenas empresas é ativo e impacta diretamente a geração de emprego e renda no país. Entendendo esse momento tão adverso economicamente, a promoção de iniciativas como essa, que visam o desenvolvimento e fortalecimento do segmento, devem ser comemoradas”, acredita Marcelo Mérida. “Além de desenvolver políticas públicas para o nosso setor, precisamos preparar lideranças para propor novas medidas ao poder público”, destaca o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Daniel Pereira garante que, com a capacitação, a CDL Paraíba do Sul está ainda mais preparada para ser disseminadora dos assuntos debatidos. “O setor produtivo, e aqui falamos especificamente do varejo, deve fazer parte das mudanças de políticas públicas. O PNDV tem grande importância para esse processo, inclusive para ampliar a visão dos nossos lojistas. Unidos em prol de objetivos comuns vamos alcançar melhorias para toda a sociedade, direta ou indiretamente”, afirma.

O projeto prevê a realização de quatro tipos de eventos para: elaboração de propostas de Políticas Públicas para o desenvolvimento do varejo; disseminação de propostas para o desenvolvimento do varejo e articulação junto aos atores políticos locais; propagação de ferramentas tecnológicas inovadoras e articulação do tema junto ao poder público local e qualificação de lideranças empresariais e dirigentes do Sistema CNDL. Até o final do projeto serão investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado principalmente à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor.